5 estratégias que vão tornar sua música um sucesso nas plataformas streaming

A tecnologia streaming ganhou espaço e tornou-se sucesso para plataformas de áudio e vídeo, permitindo que os usuários que gostam de filmes e músicas possam acessá-los dentro ou fora de suas casas e sem a necessidade de fazer download. A quantidade de usuários que utilizam esse serviço já ultrapassa a marca dos milhões, isso considerando apenas o Brasil, e diante deste avanço, a perspectiva de crescimento é ainda maior.

Todo artista, por mais alternativo que seja, busca o reconhecimento do público, e as plataformas streaming estão sendo um dos principais meios para se alcançar o sucesso tão esperado. 

Abaixo seguem 5 estratégias que vão tornar sua música um sucesso nas plataformas streaming.

1. Algoritmo – Entender como funcionam os algoritmos das plataformas é essencial para que o artista possa se planejar para agir e conseguir um melhor resultado.

A recomendação entre usuários é uma das melhores formas de “viralização” de músicas na plataformas. Usuários que ouvem muitas músicas em comum são identificados pelos algoritmos que, a partir desta identificação, sugerem músicas novas dentro do mesmo estilo, fazendo um compartilhamento de playlists. É certo também que o algoritmo incorpora outros elementos para a sugestão, baseados no comportamento de cada usuário, de acordo com sua atividade na plataforma, suas preferências, álbuns mais ouvidos e canções procuradas.

2. Nicho – Existe uma infinidade de gêneros musicais no meio musical. Dentro deles, os nichos, ou o público específico que aprecia determinado gênero. Nessas comunidades, a probabilidade do público se identificar com músicas segmentadas, com menor tempo, é bem grande. Se o artista atende, com o seu som, às necessidades de consumo de música dessas pessoas, as plataformas tendem a apresentá-lo a mais, gerando assim um efeito em cadeia.

3. Capa – Pode não parecer, mas uma capa de playlist ou álbum bem feita faz toda diferença. há algum tempo, quando os discos eram muito vendidos fisicamente, a capa era um dos itens decisivos na escolha. Hoje, com a diminuição da procura por discos físicos, a capa de um álbum virtual continua sendo primordial para despertar o interesse do público, e quando o conteúdo é bem produzido, se torna o casamento perfeito.

4. Playlists públicas – Devido ao grande volume de acesso das plataformas streaming, elas têm sido consideradas como o novo modelo de divulgação de músicas. Uma grande parcela dos usuários streaming têm uma playlist ou ouve alguma todos os dias. Uma dica para os artistas que querem se destacar nas plataformas é que, a princípio, tentem contato com os donos das playlists mais acessadas, dentro do seu gênero musical, é claro, e mantenha um relacionamento para mostrar o seu trabalho e solicitar a inclusão de sua música. Casos isto não funcione, crie uma playlist própria, com artistas do momento e nela inclua suas músicas.

5. Promover – Uma playlist ou música só se torna conhecida quando consegue engajar fãs fiéis. Para isso, é muito importante promover uma ou mais playlists em que sua música ou álbum estão incluídos, contudo, para que isto seja possível, a divulgação nas redes sociais é imprescindível, mesmo porque, a maioria das plataformas já tem algum tipo de vínculo com essas redes, o que irá facilitar e ampliar a possibilidade de audiência das músicas.

E você, quer incluir suas músicas nas plataformas streaming? Peça agora o seu orçamento com a Discmídia e alcance o sucesso!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *