5 Motivos para investir na prensagem do CD

Na hora de escolher o processo de reprodução da mídia matriz, muitas pessoas ficam na dúvida entre a duplicação ou a prensagem do CD, seja porque desconhecem as características de cada um ou mesmo porque acham que se trata da mesma coisa.

Você sabe a diferença entre a duplicação e a prensagem do CD? Vamos a um breve esclarecimento…

No processo de prensagem do CD, a fabricação ocorre a partir de uma matriz que é multiplicada; os dados binários que serão reproduzidos são injetados em um plástico de policarbonato e cobertos por duas camadas finas, uma de alumínio e a outra de verniz. Já na duplicação, as informações da matriz são gravadas a laser em mídias ópticas virgens, dentro de uma torre profissional e de forma simultânea. Na duplicação, a reprodução ocorre no âmbito das informações, enquanto na prensagem ocorre no âmbito da própria matriz.   

Os dois processos se diferem em muitos aspectos e são muito utilizados atualmente, entretanto, existem 5 motivos que tornam a prensagem do CD a opção mais interessante.

Motivo 1: O processo de Prensagem do CD apresenta maior qualidade.

Nos trabalhos profissionais é necessário que a qualidade da mídia esteja em alto nível, principalmente se a destinação do CD for a venda e distribuição nas lojas. A prensagem do CD oferece padrões de qualidade superiores àqueles utilizados no processo de duplicação e isso faz toda diferença no resultado final do trabalho.

Motivo 2: A prensagem do CD apresenta maior segurança às informações.

No processo de prensagem do CD, há a inserção de metadados sobre o fabricante e o registro de propriedade intelectual (ISRC das músicas), tornando a mídia exclusiva e certificada contra pirataria.

Motivo 3: Muitas empresas distribuidoras de mídias só aceitam CDs prensados.

Devido à exigência de padrões de qualidade e segurança, muitas empresas que comercializam mídias físicas, como os CDs, só aceitam produtos que tenham sido fabricados pelo processo de prensagem.

Motivo 4: O custo-benefício da prensagem do CD compensa em relação ao produto final.

Embora a prensagem do CD tenha um custo mais elevado do que a duplicação, a qualidade do produto final faz com que o investimento seja satisfatório, principalmente para os cantores que estão no início da carreira e precisam mostrar ao mercado um trabalho de alta qualidade para ser competitivo.

Motivo 5: Atualmente, o CD é o cartão de visitas do músico.

Todo músico que deseja fazer sucesso sabe a importância de distribuir seu CD nos shows e eventos que participa. É o moderno cartão de visitas e através dele o público toma conhecimento do repertório e das composições do cantor. Com o CD, não somente o nome e o trabalho do artista são divulgados, mas as redes sociais nas quais está presente e as plataformas digitais onde estão disponíveis para download as suas músicas. E como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, então é importante investir em um trabalho de qualidade para conquistar o público.

Por esses motivos e por tantos outros, não tenha dúvida, escolha a prensagem do CD e peça já o seu orçamento!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *