Como funciona e o que é o Mastered for iTunes?

Você conhece o MFiT? Esta é a sigla para Mastered for iTunes, que é uma certificação implantada em 2012 e que vem chamando a atenção de músicos e profissionais do mercado musical desde o seu surgimento. Essa certificação pode ser usada por artistas de todos os portes, dos artistas independentes aos artistas do mainstream. Hoje você descobrirá qual a diferença o Mastered for iTunes traz em relação ao áudio e como conseguir essa certificação para a sua música.

Veja como funciona e o que é o Mastered for iTunes

Com o surgimento e estabelecimento de músicas em arquivos MP3 disponibilizadas para compartilhamento de forma ilegal na web, e considerando que a compressão das faixas de CDs, em sua maioria, é feita de forma amadora, deixam uma má impressão para muitos amantes da música de qualidade, pelo fato desses processos de compressão caseiros suprimirem muitas das frequências importantes contidas nas faixas originais e, também, causar distorções indesejadas, como ruídos metálicos, por exemplo.

Entre a imensa quantidade de lojas virtuais existentes hoje, a primeira a ter o aval da indústria fonográfica para a reprodução e comercialização de faixas de áudio no formato MP3 foi o iTunes. Junto deste aval do desenvolvimento da loja virtual surgiu o Mastered for iTunes.

Buscando a excelência técnica para as faixas que seriam disponibilizadas no iTunes, a Apple criou um protocolo de masterização que melhora de forma surpreendente a qualidade do áudio, depois de comprimido, para ser executado em tocadores de MP3 portáteis: o AAC Plus. Nele não é necessário fazer adequações nas faixas de áudio, pois ele mantém a taxa de amostragem com o padrão de CD, que é de 44.1 kHz/16-bit. Além de manter a qualidade do áudio, mantém a equalização, a variação dinâmica e os níveis de ganho, garantindo assim que as faixas do álbum não tenham excesso de volume e possam ser executadas nos mais diversos dispositivos móveis, sem perdas.

A implementação desse processo permitiu a certificação de alguns engenheiros de masterização no mundo. Essa certificação é dada diretamente pela Apple e possibilita que os trabalhos desenvolvidos por esses engenheiros recebam o selo Mastered for iTunes. Engenheiros não certificados não têm permissão de receber essa certificação em álbuns masterizados por eles.

Para que a solicitação desse selo seja autorizada para lançamentos de faixas ou álbuns encaminhados por distribuidoras como a Discmídia, é preciso que sejam encaminhados também os dados do engenheiro certificado, do estúdio, o endereço, o telefone e o e-mail. Todas essas informações serão conferidas de acordo com o cadastro do banco de dados da Apple. Estando corretas e válidas, o selo será aprovado.

 

Para você que é músico, produtor ou está, de alguma forma, envolvido com a distribuição de músicas, torna-se importante conferir com o engenheiro de masterização se ele possui a certificação para o selo Mastered for iTunes. Hoje, no Brasil, há profissionais certificados de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba.

 

Quer receber outros conteúdos gratuitos e exclusivos com dicas para sua carreira? Inscreva-se na nossa newsletter!

 

Precisa de um profissional com a certificação para o selo Mastered for iTunes? A DiscMídia também realiza esse serviço e faz todo o trabalho pra você. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *