Conheça o Spotify para Artistas e entenda essa novidade

Alcançando a marca de 70 milhões de assinantes pagos e mais de 140 milhões de contas registradas, o Spotify mostrou ao mundo que veio para ficar. Trazendo grandes mudanças ao mercado musical, essa plataforma é hoje a líder em distribuição digital no mundo inteiro.

Com um catálogo que já ultrapassa 30 milhões de músicas disponibilizadas na modalidade streaming, o Spotify oferece muitas opções para o usuário personalizar sua conta como selecionar seus artistas preferidos, criar playlists exclusivas, compartilhar músicas com os amigos, entre outras.

E se você ainda não conhece o Spotify, em um outro post nós explicamos tudo sobre essa plataforma. Confira!!!

A mais recente novidade do Spotify é um aplicativo exclusivo para artistas, que permite acompanhar as estatísticas sobre o desempenho das músicas em tempo real. Essa modalidade já existia anteriormente para web porém, a empresa resolveu atender à milhares de solicitações e desenvolveu uma versão para aplicativo com algumas vantagens.

Principais vantagens do aplicativo

O Spotify para Artistas veio com a proposta de facilitar a vida dos músicos em geral, e para isso desenvolveu várias ferramentas que possibilitam:

  • Atualizar a biografia do artista e/ou banda;
  • Alterar a foto de perfil da conta;
  • Compartilhar playlists com os usuários;
  • Ter acesso à dados de desempenho das suas músicas e álbuns, de forma detalhada e por período;
  • Monitorar seus lançamentos em tempo real;
  • Destacar as faixas que estão ouvindo no momento e compartilhá-las;
  • Fazer uma lista para compartilhar as datas dos shows e divulgá-la com os seus fãs.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para sistemas iOS, mas a Spotify afirma ter projetos para uma versão futura para Android.

Como utilizar o Spotify para Artistas para impulsionar a sua carreira?

Além de todos as vantagens já citadas, o aplicativo ainda fornece dados adicionais sobre o seu público que serão fundamentais na construção de um bom marketing de divulgação do artista. Por exemplo: Com os dados demográficos das pessoas que ouvem a sua música (idade, sexo, dispositivo que utilizaram) é possível mensurar e segmentar o seu público e direcionar esforços de marketing à ele.

Sabendo os locais onde sua música é ouvida frequentemente, é possível determinar os melhores locais para fazer shows. Com a informação a respeito dos artistas mais ouvidos pelo seu público, você poderá planejar uma parceria musical e lançar um single. 

Se informar sobre quantas playlists integraram sua música e quais as faixas fazem mais sucesso, você poderá criar playlists direcionadas para compartilhar com os seus fãs e divulgar ainda mais o seu trabalho. Além disso, a cada vez que a sua música é adicionada em alguma playlist nova, você receberá uma notificação via email para que possa acompanhar o alcance. 

Quando dizem que informação é tudo, estão falando a mais pura verdade! Com os dados fornecidos pelo Spotify para Artistas, abrem-se infinitas possibilidades para trabalhar a divulgação de maneira certa e construir a carreira de sucesso tão almejada.

 

 

E você, já escolheu a sua distribuidora de músicas? Entre no site da Discmídia e conheça o nosso trabalho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *