Distribuição Digital de músicas é uma alternativa rentável?

A distribuição digital é a bola da vez do mercado musical, mostrando ao mundo uma nova maneira de alcançar o público. As novas tecnologias trouxeram um conceito moderno de acesso às músicas: plataformas digitais. Essa mudança representa a quebra de paradigmas e leva os artistas à gênese de suas questões profissionais: Será a distribuição digital uma alternativa rentável? Continue lendo e veja porque este é um assunto que vai fazer a diferença na sua carreira.

Investimento do Cantor x Retorno da Distribuição Digital

As plataformas streaming estão presentes em mais de 100 milhões de smartphones só no Brasil e com grande tendência a aumentar esse número. O público está migrando gradativamente do CD para as plataformas e isso tem mudado a dinâmica de atuação do cantor.

Quem pretende lançar um trabalho precisa direcionar os investimentos a algo que seja abrangente e alcance o maior número de pessoas. As plataformas digitais exigem um baixo valor de investimento em comparação às demais alternativas de divulgação e apresentam um retorno incrível. Mas isso quando há o investimento em distribuição digital e marketing de divulgação, pois uma coisa não exclui a outra.

E não adianta simplesmente disponibilizar a música na plataforma, as pessoas precisam conhecê-la para fazer a compra dos downloads. Uma boa campanha nas redes sociais, um site com conteúdos relevantes e que caracterizem a banda são parte fundamental do trabalho de divulgação. Pois é preciso que haja engajamento do seu público para que a distribuição digital seja bem sucedida.

Vejamos o exemplo de cantores famosos no mercado, o valor do investimento que é empregado em distribuição digital é muito pequeno em relação ao retorno proporcionado. Porém, devemos considerar todo o esforço de marketing realizado anteriormente para chegar a esse patamar. Já os cantores em início de carreira terão um custo maior de investimento em serviços acessórios, e ainda assim, o retorno com a distribuição digital dependerá das ações de marketing realizadas em conjunto.

Em outro post comparamos os preços que as principais plataformas digitais cobram para disponibilizar a sua música. Confira neste link!!!

Divulgação com ou sem a Distribuição Digital?

Não é só a distribuição digital que aumenta o alcance dos trabalhos musicais. O uso das redes sociais e da divulgação em sites, blogs e youtube permite que novos públicos conheçam as suas músicas e se interessem pelo seu som. 

Porém, as plataformas digitais trabalham diferentes formas que são eficientes em fazer as músicas chegarem até o público que se interessa pelo mesmo estilo. Através do uso de algoritmos, preferências, playlists compartilhadas, etc, as músicas alcançam milhões de pessoas, levando cantores aos primeiros lugares das paradas de sucesso. E esse resultado dificilmente é obtido com as divulgação nas mídias tradicionais.

Da mesma forma, muitos artistas utilizam a distribuição digital de forma estratégica (windowing) para lançar novas faixas e conseguem boa rentabilidade com a prática. Não só isso, mas também através da ampla divulgação, muitas oportunidades de shows e parcerias surgem, sobretudo quando se está entre as músicas mais ouvidas nas plataformas.

Por esses e outros motivos, a divulgação de músicas com a distribuição digital é uma alternativa muito vantajosa e rentável. O sucesso dependerá de qual estágio da carreira o cantor se encontra e qual estratégia ele irá utilizar para fazer seu trabalho chegar até o público.

 

E aí, gostou? A Discmídia faz a distribuição digital em mais de 25 plataformas digitais diferentes. Peça agora um orçamento e torne a sua música conhecida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *