Divulgação de músicas: Como planejar de forma eficiente?

Planejar a divulgação de músicas quando se está iniciando a carreira pode ser algo muito difícil e que apresenta um desenvolvimento um tanto complexo.

A afirmativa também vale para os artistas que já estão ativos no mercado e precisam se adequar aos padrões atuais, afinal, nem sempre é fácil identificar o melhor canal de comunicação com o público.

E é muito comum surgir um monte de dúvidas nessa etapa sobre como elaborar estratégias de divulgação, quanto gastar, quais canais utilizar, o que fazer para alcançar o máximo de pessoas, etc.

Pensando nisso, reunimos várias dicas de profissionais sobre como planejar a divulgação de músicas de forma eficiente. Continue lendo e confira!

 

Você deve identificar os principais canais de comunicação acessados pelo seu público

Antes de iniciar o planejamento de divulgação de músicas, é importante saber quais são os canais de comunicação mais acessados pelo seu público.

Por exemplo, a faixa etária na qual se encontra a maioria dos seus fãs dirá sobre as formas de comunicação que eles mais acessam.

Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter, Snapchat, YouTube, são muitos os canais de comunicação que existem na internet, sem contar com o site oficial do artista e o blog. 

Diante de tantas opções, trabalhar os canais mais utilizados pelo seu público trará maior efetividade em conversão de novos seguidores. 

Lembre-se que não dá para abraçar o mundo, ainda mais quando se trata de construir uma presença digital forte.

Porque ter um site e um blog são os aspectos básicos para divulgação de um trabalho profissional, mas optar por dar maior ênfase à determinada rede social, já entra na questão da estratégia.

Por isso, delimitar a abrangência da divulgação faz toda diferença!

 

Você deve avaliar o custo de utilizar mídias para divulgação de músicas

 

Muitas pessoas acham que fazer campanhas de divulgação nas mídias digitais exige grandes quantias de dinheiro. Lêdo engano!

Você consegue executar campanhas no YouTube, por exemplo, gastando a partir de R$150 para um alcance mínimo, até R$600, para divulgar de forma ampla. E o retorno é visto com o aumento nos níveis de engajamento do público, através de curtidas e compartilhamentos.

Para ilustrar melhor, com um investimento de aproximadamente R$500, dividido entre Facebook e Instagram, é possível alcançar cerca de 350 mil pessoas, em apenas uma campanha em cada rede.

É importante não só segmentar o público para obter os resultados desejados, mas também identificar qual é o nível de tráfego ideal para os perfis nas redes sociais.

Dentro do planejamento de divulgação de músicas também devem entrar os gastos com publicidade e marketing, que extrapolam o escopo das mídias digitais.

E assim, chega-se a uma estimativa de investimento para impulsionar o seu trabalho.

Caso você não disponha de recursos mas já tenha a sua música, em outro post, falamos Tudo o que você precisa saber sobre o financiamento coletivo.

 

Traçar uma estratégia adequada para alcançar o público

Por último, você precisa elaborar uma estratégia para alcançar e atrair o público ao seu trabalho, porque não adianta ter um bom planejamento sem uma execução direcionada.

Por exemplo, muitos artistas utilizam lives do Facebook ou Instagram para realizar o lançamento do CD. E antes do evento, convidam as pessoas fazendo chamadas através de imagens e vídeos.

Em outros casos, a estratégia é entregar o conteúdo em partes, para deixar o gostinho de quero mais, mas depois de já ter despertado nas pessoas o interesse pelo lançamento.

Não há limites para a criatividade quando se trata de encantar as pessoas e levar até elas o que há de melhor no mundo da música.

Então, grave isso: a questão central da divulgação de músicas reside na capacidade do artista em combinar o investimento nos canais de comunicação mais utilizados pelo seu público à uma estratégia adequada aos interesses dos seus fãs.

 

E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça os serviços da Discmidia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *