Muitos artistas disponibilizam suas músicas na internet para download gratuito acreditando que isso trará maior audiência para o seu trabalho.

Entretanto, há alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de definir como divulgar suas músicas, pois determinadas ações realizadas com um propósito podem gerar resultados diferentes do esperado.

É importante o músico conhecer o seu público e saber como reage para não cair nas armadilhas do “achismo”.

Veja a seguir, uma breve análise sobre download gratuito que certamente irá mudar a sua visão sobre essa estratégia. Confira!

 

O Download gratuito como estratégia para ser conhecido pelo público

É comum o pensamento de que se algo é gratuito, tende a ser melhor aceito pelas pessoas, despertando seu interesse instantâneo.

Mas isso é um ledo engano caro leitor! Nem sempre é assim pois os motivos que levam uma pessoa a desejar algo são totalmente subjetivos e dependem do estado emocional em que ela se encontra.

Normalmente, todos gostam do que é gratuito mas não o valorizam adequadamente. O de graça, por não lhes ter custado nada, é subvalorizado em relação às demais coisas.

Então quando o artista disponibiliza suas músicas para download gratuito, ele corre o risco de transmitir uma mensagem negativa para o público, desvalorizando o seu trabalho.

Uns ainda vão argumentar que algumas plataformas, como o Spotify e o Deezer, possuem modalidades de acesso gratuitos e que todas as pessoas podem ouvir as músicas. Eu concordo que qualquer trabalho musical está acessível gratuitamente na internet, mas não é possível fazer o download dos arquivos, e isso faz muita diferença.

As pessoas que desejam obter o arquivo em MP3 vão ter que pagar por ele nas plataformas digitais e isso gerará percepção de valor, ainda que este seja irrisório em termos financeiros.

É por isso que o download gratuito se mostra tão prejudicial ao artista que opta por essa estratégia!

 

Não caia nessa!

Se você ainda não se convenceu que o download gratuito é a maior furada, então vamos te dar 3 razões para nunca mais cogitar essa ação:

  1. Quando você oferece o produto do seu trabalho gratuitamente, em um mercado que os seus concorrentes cobram, você deixa de ganhar dinheiro.
  2. Se você disponibiliza suas músicas para download gratuitamente, está mostrando para os seus fãs que eles não precisam pagar pelo seu trabalho, e acredite, todo mundo paga, com satisfação, por algo que realmente tenha valor!
  3. Muitas pessoas baixando sua música não significa que irá fazer sucesso, pois o que é de graça atrai todos os tipos de pessoas, e não somente o seu público. Fique esperto!

 

Qual é a estratégia certa de divulgação?

Não há uma estratégia certa de divulgação para o seu trabalho, até porque cada artista tem um perfil, mas há outros caminhos que podem trazer resultados melhores junto ao público.

As Redes Sociais, por exemplo, são o principal canal de comunicação entre as pessoas atualmente, além de ser o meio que detém maior alcance em números. E se trabalhadas com estratégias, podem apresentar elevado potencial de engajamento e comunicação com o público.

A Distribuição Digital de músicas nas plataformas streaming é outro meio de divulgação, que se tornou a base de atuação no mundo da música. E muitos artistas ganharam muito dinheiro e alcançaram o sucesso através desse canal.

Cada músico precisa encontrar o melhor caminho a seguir, desde que este leve ao objetivo final: Fazer sucesso!

 

 

E aí, gostou? Acesse agora o site da Discmídia e conheça os nossos serviços!!!

Assine nossa news e fique ligado!

    Não se preocupe, não enviamos spam!