Entenda como criar uma arte para o seu disco

Assim como na culinária comemos com os olhos, e assim como também julgamos um livro pela capa, na música não é diferente.

A arte da capa de um disco pode fazer toda a diferença para um admirador ou consumidor no momento da escolha de um disco, mesmo em se tratando de um disco de um artista pouco conhecido. A capa do álbum será o primeiro contato do público com a obra, e se ela não for, pelo menos, interessante, pode colocar a perder todo o trabalho de produção do CD.

Trabalhar conceitos de arte em uma capa de disco tem grande importância e merece bastante atenção, tanto dos profissionais da área de design, quanto dos artistas envolvidos. A obra do disco não se limita apenas à execução de arranjos e letras, mas, também, à criação de um projeto gráfico que deverá despertar a atenção e curiosidade do público, e a Discmídia pode fazer isso por você.

Entenda como criar uma arte para o seu disco

Há muitas possibilidades para a criação da arte da capa de um disco. Pode ser uma foto, desenho, formas abstratas e até logomarcas, mas o principal é que a aparência e o estilo da arte da capa do álbum sejam apropriados ao seu estilo musical.

A primeira dica para criar a arte da capa é, sem dúvida, entender o foco principal da obra, porém, caso os temas sejam variados, o artista poderá usar uma música de trabalho como inspiração, por exemplo. Criar um conceito sobre o trabalho é importante para que o resultado seja diferenciado e desperte a curiosidade do público.

Caso o próprio artista tenha habilidade e conhecimento para desenvolver o projeto da arte do encarte do CD, deve seguir em frente, contudo, é sempre interessante ter mais de uma opção de design para apresentar a outras pessoas para que possam avaliar e sugerir ideias. Caso não tenha tal conhecimento, é muito importante procurar por uma empresa que disponha de bons profissionais de design; tenha um portfólio de trabalhos anteriores que comprove a experiência e qualidade do serviço; e que ofereça o desenvolvimento completo da arte do CD, o que poupará tempo e dinheiro.

O desenvolvimento completo refere-se às etapas do processo de criação e elaboração da arte. São elas:

  • A concepção da ideia da arte baseada no contexto da obra ou em uma música de trabalho. Ocorre a partir do chamado brainstorming (tempestade cerebral), onde toda ideia é válida e deverá ser considerada, para depois ser usada ou não no processo de criação. A partir das ideias iniciais, a arte começa a ser elaborada e nela poderão ser utilizadas fotos, ilustrações, imagens abstratas, etc.
  • A fase da elaboração é onde o artista e o designer, juntos ou não, desenvolvem vários modelos e várias possibilidades de cores, conceitos e temáticas para, a partir deste ponto, escolher a capa definitiva que dará o tom do restante da arte, tanto na parte interna do encarte, quanto na imagem que será silkada no CD. O arquivo que será gerado para a impressão deverá ser exportado no formato PDFX1a.
  •  A impressão é a parte mais delicada, pois muitos artistas ainda pensam que basta enviar para a gráfica e pronto. Não! Antes da arte ser impressa é preciso fazer uma série de conferências e certificações, conferir os textos e ver se todas as fontes foram transformadas em “curvas”; se os arquivos estão no sistema de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black) e se as cores foram geradas separadamente para impressão em offset; se as imagens do arquivo estão com uma boa resolução (300 dpi); entre outros detalhes. Feito isso, a “prova de cor”, que determinará a qualidade de definição das cores na impressão, será impressa. Depois de tudo aprovado é só mandar rodar.

Agora que você já entende como criar uma arte para o seu disco, entre em contato com a Discmídia e solicite seu orçamento.

Quer receber outros conteúdos gratuitos e exclusivos como esse? Inscreva-se em nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *