Identidade Artística: Você precisa criar a sua!

Sabe aquele algo a mais inexplicável que distingue um artista dos demais?

Algumas pessoas o chamam de carisma, outras de simpatia, mas na verdade essa característica singular é apenas o resultado de uma Identidade Artística bem construída.

Os grandes nomes da música mundial, marcaram gerações com suas ideias e pensamentos inovadores, expressos nas letras das canções. Somado a isso, eles mantinham uma postura diferente, se vestiam de forma diferente e se apresentavam um jeito de ser diferente. 

Todos eles sabiam que mais importante do que a música, era o impacto que a figura do artista causava nas pessoas. E é justamente por isso que você precisa compreender o que é uma Identidade Artística e como criar a sua! Continue conosco…

 

O que é Identidade Artística?

Identidade artística é o conjunto de características exclusivas que destacam o artista das demais pessoas, tornando-o único em sua performance.

A música pode até ser do mesmo estilo que outras, mas a forma como o artista se posiciona no palco e faz uma apresentação, são aspectos que definem sua identidade artística.

Mas não é só isso…

O artista precisa expressar sua identidade na composição das músicas, na produção dos CDs e materiais de divulgação, no cenário dos shows, nas redes sociais, etc.

Para criar uma identidade artística forte, é preciso que ela esteja presente em todos os locais de acesso do seu público e que traga em si, ideias inovadoras.

 

Qual é a importância para a minha carreira?

Construir uma identidade artística marcante, que o distingue dos demais cantores e artistas posicionará o seu trabalho com autoridade diante do mercado.

O público reconhecerá um artista só de ver a marca da banda ou de um álbum que ele tenha produzido. E isso vai muito além, porque dependendo das características pessoais, o modo como o cantor se veste ou age pode virar referência para os seus fãs. 

Não só no meio musical, mas nas artes em geral, ninguém consegue fazer sucesso sem ter uma identidade artística que se destaca.

Porque as pessoas se apaixonam pelo conjunto e não só pela voz ou pela letra da música. É a soma de todos os aspectos que compõe o artista que desperta o sentimento de admiração no público.

 

Criando uma Identidade Artística

Não existe uma “receita de bolo” para criar uma identidade artística expressiva, porém, algumas estratégias podem ajudar a chegar próximo do que é ideal. Confira abaixo:

1º. Defina seu estilo musical – O artista precisa ter um estilo musical definido em cada trabalho, ainda que posteriormente ele queira fazer músicas em estilos diferentes.

2º. Faça uma pesquisa sobre quais são os artistas que atuam no mesmo estilo e que fizeram ou fazem muito sucesso – Essa etapa é importante para inspirar o artista a criar algo totalmente novo, que se diferencie do que já está no mercado.

3º. Conheça o público adepto ao estilo – Conhecer os gostos, o pensamento, a faixa etária, as principais críticas do público, etc, permitirá ao artista encontrar o escopo certo para investir em uma identidade artística.

4º. Desenvolva suas características individuais – O artista, independente se atuará sozinho ou em uma banda, precisa ter uma apresentação individual marcante, planejando como serão as roupas, sapatos, cabelo, etc.

5º. Compartilhe a sua história e suas fraquezas – Muitos vão se assustar com essa informação, mas nossa história e nossas fraquezas geram uma poderosa conexão com as pessoas. Quando o artista compartilha as situações que ocorreram em sua vida e os seus desafios, ele se torna único pois estabelece uma relação de proximidade com o público. Quando as pessoas se identificam com a história, há maior interesse em conhecer e acompanhar o trabalho.

 

E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça o trabalho de criação da Discmídia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *