Nos trabalhos de reprodução e gravação de CDs e DVDs são utilizadas as imagens de disco. É comum que o artista em início de carreira ou mesmo aquele que nunca participou de um processo de gravação tenha dúvidas em relação ao que é uma imagem de disco e como fazê-la. Por isso, vamos esclarecer!!!

O que é a imagem de disco?

A imagem de disco é um arquivo que contém todo o conteúdo de um disco de armazenamento, ou seja, é a reunião de cópias exatas de todos os arquivos em um único arquivo e, por isso, chamado de imagem. Essa imagem será utilizada para a gravação dos arquivos em outros dispositivos, de forma que o conteúdo não sofrerá perdas ou alterações.

Suponha que você é um cantor que finalizou a gravação da sua música no estúdio e agora levará sua matriz para ser reproduzida através do processo de prensagem do CD. Você precisa gerar uma imagem de disco com todos os arquivos da sua matriz para que a gravação, durante a prensagem, seja uma cópia exata do seu conteúdo.

Como fazer uma imagem de disco?

São vários os formatos para as imagens de disco, entretanto, vamos mostrar um passo a passo de como fazer imagens de disco no formato mais utilizado, o ISO (International Organization for Standardization).

Criar imagens de disco ISO

1º Passo: Baixar o programa WinISO para gerar o arquivo com o conteúdo desejado.

Você encontrará em sites de download de programas que fornecem as últimas versões podendo ser completamente gratuitas, gratuitas para teste ou pagas. Ou ainda no próprio site da WinISO que comercializa o software.

2º Passo: Após executar o programa, abrirá uma tela inicial com várias opções de ferramentas.

Criar imagens de disco ISO

Você vai clicar com o botão direito do mouse e surgirá a seguinte caixa de diálogo:

Criar imagens de disco ISO Para criar uma imagem ISO de um determinado arquivo, você deve clicar na opção Add Files. Mas se você quiser criar uma imagem a partir de uma pasta completa de arquivos, você deve selecionar a opção Add Directory. Em seguida, você deverá selecionar a pasta na qual deseja adicionar os arquivos.

3º Passo: Na tela branca inicial, aparecerá a pasta que você selecionou. Agora, basta clicar na opção File e depois na opção Save as. Em seguida, surgirá uma caixa de diálogo na qual você deverá inserir um nome para o seu arquivo e o local no qual você deseja salvá-lo. Por último, clique no botão Salvar.

Converter arquivos de CD para imagens de disco ISO

O programa WinISO possui, dentro de suas variadas funções, a de converter arquivos de formatos diferentes em imagens de disco ISO. No botão Convert abriremos o menu com as seguintes opções:

Criar imagens de disco ISOÉ possível converter: Arquivos de CD-ROM ou DVD em imagens de disco ISO, imagens ISO em arquivos BIN e arquivos BIN em imagens disco.

O programa ainda abrange a conversão de outros formatos como NGR, MDS e CCD, atuando também como um conversor universal.

E aí, já gravou o seu CD? Peça já um orçamento e aproveite as promoções da Discmídia!!!

Assine nossa news e fique ligado!

    Não se preocupe, não enviamos spam!