Falar na palavra Marketing, às vezes, pode causar um certo desconforto ou espanto, para quem não imagina do que se trata. O termo Marketing pode ser conceituado como a ciência que estuda o mercado, e que torna possível uma relação direta entre empresas e consumidores dentro do mercado, de modo a viabilizar uma maior interação. Considerando este conceito, o marketing musical pode ser visto como a comunicação entre artistas e fãs, bem como, com o próprio mercado fonográfico.

É importante ter um marketing de divulgação?

Com as facilidades trazidas pela tecnologia, e com o aumento do acesso público à informação por meio das plataformas e mídias sociais, os artistas precisam conhecer sobre marketing para ampliar as possibilidades de visualização e o alcance do seu trabalho.

Os artistas contemporâneos devem ter em mente que os escopos do meio musical sofreram mudanças ao longo do tempo. Tanto músicos solo quanto bandas, ao se lançarem no mercado, precisam tratar seu trabalho/música como uma empresa/produto, é claro, sem abrir mão de sua arte e conceito. Por isso, o marketing de divulgação é muito importante tendo em vista que visa fortalecer o nome/marca do artista, assim como, direcionar sua obra ao público certo, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.

Tanto nas plataformas streaming quanto nas mídias e redes sociais existem ferramentas que auxiliam neste processo de acordo com determinadas diretrizes, que são as chamadas métricas. O direcionamento quando bem feito é importante para trazer para o artista o engajamento de novos fãs e seguidores e, consequentemente, o aumento de visibilidade de suas músicas.

Como fazer um marketing de divulgação?

Para que o marketing de divulgação tenha bons resultados, fazer um bom planejamento de ações é fundamental. Um passo simples para começar é traçar um cronograma com metas e o resultado esperado para cada uma delas, como por exemplo, movimentar as redes sociais por um tempo determinado, com postagens semanais frequentes que terminarão com o lançamento de um videoclipe, ou mesmo a divulgação da agenda de shows com sorteio de ingressos para os seguidores. Essas ações são formas de se construir um marketing de divulgação visando a expansão e a interação do público nas mídias sociais.

Ter um site com design exclusivo, que contenha informações mais detalhadas, que possa ser acessados de diversos dispositivos (responsivo) e que tenha uma área de acesso restrito aos fãs cadastrados, também é um diferencial importante. Além disso, a criação de contas nas rede sociais mais populares como Facebook, Twitter e Instagram também amplia bastante a possibilidade de divulgação.

Links de integração entre site oficial e as redes sociais além de facilitar para o artista a divulgação de eventos, shows, etc., ainda economiza o gasto de tempo, pois através deles, uma única postagem no site poderá ser divulgada simultaneamente em todas as redes sociais cadastradas.

Saindo um pouco do virtual, também é importante investir na produção física de material para divulgação, principalmente CDs de demonstração para serem distribuídos ou vendidos por um valor simbólico nos shows. Esta forma, apesar de ser menos abrangente, permite ao público que se torne mais próximo com o trabalho do artista e desperta o interesse em buscar mais informações nas mídias digitais. Em termos populares, atualmente o CD de demonstração é o cartão de visitas do artista, tornando-se o meio físico mais eficaz no marketing de divulgação.

Por todos esses motivos, é muito importante ter um marketing de divulgação bem estruturado para ter bons resultados e alcançar o sucesso na carreira musical.

E aí, quer divulgar suas músicas? Peça agora um orçamento e confira as nossas promoções!!!

Assine nossa news e fique ligado!

    Não se preocupe, não enviamos spam!