Mercado da música: Mitos e Verdades sobre a carreira musical

A maioria dos cantores que atuam em bares, shows e casas noturnas sonham em construir uma carreira musical de sucesso. Muitos até já possuem composições próprias, repertório, entre outros materiais prontos para serem divulgados. Entretanto, algumas crenças que cercam essa área impedem os profissionais de investir na sua carreira musical e faz com que acreditem que o sucesso é algo inatingível. A seguir, serão apresentados alguns pontos para esclarecimento:

É preciso ter muito dinheiro para investir na gravação das próprias músicas.

Mito. Atualmente, há muitas empresas que oferecem excelentes serviços de produção de mídias e gravação de CDs a preços e condições de pagamento acessíveis.

As mídias sociais são hoje o principal instrumento de divulgação do trabalho musical.

Verdade. As pessoas passam cada vez mais tempo na internet realizando suas tarefas cotidianas como trabalhar, estudar, divertir-se, se informar, e é por isso que o alcance das mídias sociais é muito grande, visto que a comunicação é realizada em tempo real e acessada instantaneamente.

Produzir CDs para divulgação é perda de dinheiro já que ninguém compra.

Mito. Hoje em dia o CD é o cartão de visitas do músico. Em todos os lugares onde ele for cantar, a melhor maneira de divulgar o seu trabalho é distribuir um CD contendo suas músicas e seus contatos de redes sociais e plataformas onde as mídias estão disponíveis para download.

A produção com qualidade assegura maior competitividade.

Verdade. É necessário escolher um bom estúdio para gravação do CD, pois a qualidade da música faz toda diferença na percepção do público em relação ao cantor.

É impossível fazer sucesso sem um padrinho famoso.

Mito. Temos vários exemplos de pessoas que estouraram nas paradas apenas com a divulgação do próprio trabalho e a partir daí, construíram uma carreira de sucesso. O importante é apresentar um trabalho com qualidade e saber como divulgar nas mídias sociais.

É preciso ter uma estratégia de marketing abrangente.

Verdade. Para se inserir no mercado da música é necessário estabelecer uma estratégia de marketing que seja abrangente e alcance os aspectos mais importantes como: Quanto vou investir no meu trabalho, quais músicas devo colocar no meu CD, quais meios de divulgação vou utilizar, etc.

Atualmente o mercado está seletivo a somente alguns gêneros musicais.

Mito. No mercado da música, existe público para todos os gêneros musicais e se, no momento, um determinado gênero está em evidência, não significa que ele seja o melhor ou que só haja espaço para ele, mas que ele tão somente está refletindo a sociedade atual.

A realização do seu sonho só depende de você.

Verdade. A realização de um sonho depende apenas do quanto se está disposto a esforçar para alcançá-lo. Há espaço para todos na imensidão do mundo, basta decidir por fazê-lo.

Quer saber mais? Acesse o link http://discmidia.com.br/blog/ e confira as postagens semanais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *