Playlists de sucesso do Spotify: Entre nessa também!

Não é de hoje que se fala sobre o impacto das Playlists sobre a forma como as pessoas consomem música.

Antigamente, comprava-se um CD com faixas de apenas um artista (álbum) ou de vários artistas do mesmo gênero (coletânea). Mas em todos os casos, o público não tinha como escolher se queria comprar todas as músicas ou apenas uma. Por isso, muitos CDs eram vendidos tendo apenas uma música como sucesso.

Mas esse tempo ficou em um passado bem distante…

Porque agora, o público escolhe não só a quantidade mas também as músicas e os artistas que deseja ouvir.

Com o ouvinte mais seletivo e uma infinidade de gêneros e estilos musicais diferentes, ficou mais difícil construir uma audiência e conseguir espaço no mercado musical. Porém, algumas ferramentas trouxeram novidades na divulgação dos trabalhos e abriram caminho para novas oportunidades.

Utilizando as Playlists do Spotify, muitos artistas, na trilha deste novo caminho, conseguiram alcançar o público e fazer sucesso com suas músicas.

E assim como eles, você também pode se beneficiar com essa alternativa. Continue conosco e entre nessa também!!!

 

Como funcionam as Playlists do Spotify?

As Playlists do Spotify funcionam como uma lista de músicas que são executadas em sequência para o ouvinte. As faixas são agrupadas seguindo critérios específicos elaborados pelo próprio autor. É possível reunir diferentes artistas, diferentes estilos, diferentes gêneros em uma mesma sequência, pois se trata de uma modalidade aberta e flexível.

Esquenta sertanejo, noite eletrônica, tarde acústica, pop no trabalho, são algumas das Playlists de sucesso do Spotify, que contam com milhares de seguidores. Atualmente, essa é a plataforma digital que conta com o maior número de usuários no mundo e esse sucesso deve-se à criatividade e dinamismo da experiência que proporciona em sua utilização. 

As listas são criadas por diversos agentes podendo ser equipes do Spotify, usuários, artistas, um conjunto de pessoas, ou até mesmo por empresas de relevância musical, como as gravadoras. Por serem diversificadas, possuem um grande número de acessos e trafegam diferentes estilos e preferências musicais. É por isso que se tornaram tão importantes e tão visadas pelos músicos!

 

Como inserir músicas nas Playlists de Sucesso?

O Spotify trabalha com vários tipos de Playlists e há diferentes maneiras de participar das que estão fazendo sucesso. Confira abaixo as principais e algumas dicas de como fazer parte delas:

Playlists dos Curadores – O Spotify tem uma equipe editorial que seleciona músicas para compor Playlists. A escolha é baseada em diversos critérios como estilo, gênero musical, público-alvo, música nacional ou internacional, etc. Para participar dessas Playlists, você deve entrar em contato com a equipe através desse link, preencher um formulário e enviar as informações sobre as músicas que deseja disponibilizar.

Discover Weekly e Release Radar – Essas duas Playlists são geradas automaticamente e trazem, toda semana, as músicas mais relevantes dos artistas individualmente e do segmento musical correlato de preferência do usuário. Para participar dessa Playlist, é importante você ter um público engajado que te segue no Spotify para que suas músicas sejam sugeridas a outras pessoas que gostam do mesmo estilo.

Playlist própria – Você também pode criar uma Playlist própria misturando músicas suas e de outros artistas do momento e compartilhá-la com o público. Quanto mais pessoas seguirem a Playlist, mais relevante ela se tornará e maior será o alcance da sua música.

Playlists de terceiros – Todo usuário do Spotify pode criar uma Playlist própria e compartilhar com os amigos. Identifique os donos das Playlists famosas e estabeleça uma parceria para que eles considerem a sua música uma boa alternativa. A combinação de esforços comuns costuma trazer resultados surpreendentes.

Playlists Colaborativas – Essa é uma opção interessante do Spotify, que permite a várias pessoas colaborarem modificando Playlists. Há liberdade em excluir e inserir faixas, mudar a ordem de execução, etc, pois trata-se de uma sequência aberta. Elas constituem um importante canal de distribuição das suas músicas porque é uma lista livre e várias pessoas a acessam.

 

E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça a Distribuição Digital da Discmídia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *