Rádio ou Distribuição: Qual é o objetivo da sua música?

Para a realização de qualquer projeto, independentemente do ramo de atividade, é preciso fazer uma série de planejamentos e definições de modo a traçar o caminho a percorrer e aonde se quer chegar. É importante que o objetivo seja bastante claro e que vá direto ao ponto sem rodeios. No meio musical isto não é diferente.

A grande maioria dos artistas têm como objetivo profissional o sucesso do seu trabalho, e este reconhecimento virá a partir de um bom trabalho de divulgação nas ferramentas oferecidas hoje pelo mercado. Para alcança-lo é necessário investimento, o que para muitos artistas no início da carreira, pode ser um grande obstáculo, por isso a importância de um planejamento bem feito com objetivos bem definidos, para se evitar gastos desnecessários.

Qual o objetivo da sua música?

É importante para o músico trabalhar com profissionais de estúdio de gravação que saibam esclarecer e indicar o tipo de gravação mais adequado ao seu projeto musical. Por exemplo, em gravações Demo, todos os instrumentos e vozes são gravados de uma só vez, a qualidade não é a melhor para execuções públicas mas o custo é mais baixo e pode ser vantajoso para a distribuição em cds gratuitos. Já na gravação Pista-a-pista os instrumentos e vozes são gravados separadamente, facilitando o processo de mixagem e masterização, e a qualidade profissional do trabalho compensa o seu custo mais alto. 

Outro fator importante do profissional de estúdio, é saber masterizar as faixas de acordo com o objetivo final de sua execução, pois para cada suporte existe um tipo diferente de masterização, uma vez que sempre existem perdas de frequência ao se executar as músicas em qualquer suporte, seja ele rádio, internet ou players.

Rádio

Uma das melhores formas de divulgar seu trabalho musical é tocando em uma rádio aberta, AM ou FM, que, apesar do alto custo, alcança lugares onde a tecnologia ainda não chegou, ou está caminhando a passos lentos. Uma alternativa viável e com baixo custo, ou mesmo sem ele, são as rádios universitárias, onde o artista pode conseguir um espaço para expôr seu trabalho ao público nacional, e a partir disto, pode buscar as rádios abertas mais populares.

Distribuição

A distribuição via plataformas Streaming, serviço que é oferecido pela Discmídia, é uma alternativa profissional com um custo mais em conta e com um alcance imensamente amplo, que todo artista que pretende ter uma carreira musical profissional deve utilizar. Neste modelo de distribuição, o trabalho do artista poderá ser visto muito além das fronteiras de seu país. Além das plataformas tradicionais, existe também uma quantidade considerável de Webrádios que disponibilizam espaços gratuitos para que o artista divulgue suas músicas e conquiste o seu público.

Com foco no objetivo principal, que é a divulgação e aceitação do mercado, seja ele no rádio ou distribuição digital; e sabendo trabalhar em conjunto com as ferramentas que o mercado oferece, o artista certamente conseguirá chegar onde pretende, ou seja, reconhecimento e sucesso.

Quer saber mais? Fique por dentro de todas as novidades do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *