Você sabe qual é o momento certo para gravar um CD?

Se você é músico e sonha em fazer sucesso, certamente já se deparou com a seguinte questão: “Qual será o momento certo para gravar um CD“?

Essa é uma dúvida muito comum entre os artistas porque se trata de uma decisão de investimento, que para obter sucesso, depende de um conjunto de ações. Não é simplesmente gravar um CD e o sucesso já vem na sequência, é preciso antes realizar atividades que dão suporte ao alcance do objetivo.

E é aí que a decisão se torna mais difícil, pois além do empenho e dedicação ao projeto musical, é necessário que o artista identifique o melhor momento para executá-lo.

Pensando nisso, listamos abaixo os três passos que vão te ajudar a tomar a decisão certa para a sua carreira. Confira!

1º Passo: Analise em qual estágio está a sua carreira

Independente se você é um artista iniciante ou se já tem anos de estrada, antes de gravar um CD é importante analisar em qual estágio está a sua carreira, através do exame de algumas informações básicas:

  • Quantos shows, em média, você realiza por mês?
  • Quais os locais onde realiza os shows?
  • Quem é o seu público? 
  • Qual é o tamanho do seu público? (Em outro post mostramos como mensurá-lo)
  • Possui músicas autorais?

Com isso, é possível identificar o público que está em contato com a sua música, as principais regiões onde poderá fazer uma maior divulgação e se já é possível inserir as músicas autorais em seu repertório.

É claro que se você está iniciando, provavelmente terá uma frequência de shows relativamente baixa, entretanto, se já conhece o seu público e se já possui músicas autorais, pode fazer um planejamento para construir sua carreira já com um CD em mãos. Então, não se apegue a dados individuais, mas analise o todo antes de decidir!

2º Passo: Avalie quais são os canais de divulgação da sua música

Esse passo é importantíssimo!!! Sem meios de divulgação eficientes, sua música pode ser a melhor do mundo que não chegará ao sucesso. Por isso, você precisa avaliar se os canais que está utilizando para realizar a divulgação do seu trabalho estão atingindo os seguintes objetivos:

  • Apresentam um bom alcance em números de pessoas;
  • Promovem a interação do público com o trabalho;
  • Geram engajamento dos fãs nas campanhas;
  • Mostram um bom retorno financeiro.

Sua presença tem que ser forte nas principais Redes Sociais e mídias de comunicação, com um posicionamento atuante e de autoridade. Dessa maneira, quando publicar um trabalho novo, o sucesso será apenas uma consequência da sua popularidade.

Contudo, se você ainda não trabalha os canais de comunicação, a chance da sua música fazer sucesso é pequena, então talvez não seja o momento mais adequado de investir na gravação de um CD, mas sim a oportunidade de utilizar estratégias e fazer um planejamento de Redes Sociais.

3º Passo: Busque todas as informações necessárias para gravar um CD

Depois de analisar qual o estágio está a sua carreira e avaliar se os seus canais de comunicação estão eficientes, chegou a hora de se informar sobre tudo o que é necessário para gravar um CD e saber se este é o momento certo.

Determinadas etapas do processo são interdependentes e específicas, como a geração dos ISRC das músicas, a mixagem e a masterização, etc. Por isso, fizemos um ebook com todas as informações necessárias sobre cada fase da gravação, abrangendo desde os pré-requisitos até a embalagem final do CD. Baixe agora gratuitamente!

 

 

E você, decidiu gravar um CD? Acesse agora o site da Discmídia e confira as nossas promoções!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *