YouTube: Um importante aliado na divulgação das músicas

O YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, chegando a alcançar mais de 1 bilhão de usuários em diferentes países. Só no Brasil, 95% das pessoas que utilizam a internet, também acessam o YouTube, pois sua abrangência engloba todas as idades com conteúdos específicos a cada faixa etária.

Em relação à música, a situação é ainda melhor. As pessoas buscam no YouTube vídeos de seus artistas favoritos com clipes das músicas, letras, shows, dentre outras preferências. E isso representa uma grande oportunidade de divulgação, considerando o número de pessoas que acessa diariamente essa plataforma.

É importante que os músicos utilizem esse recurso, não só para divulgar o seu trabalho, mas também para ganhar dinheiro através das possibilidades que ele oferece. Veja como é fácil!!!

Como divulgar meu trabalho no YouTube?

O artista deve iniciar sua participação no YouTube com a criação de um canal, com uma imagem bem chamativa da banda e as informações pertinentes ao administrador da conta. Em seguida, deve inserir o conteúdo que deseja disponibilizar para acesso do público e compartilhar com todas as redes sociais, às quais, está vinculado.

Muitos cantores argumentam que não possuem recursos suficientes para realizar a gravação de um videoclipe e, por isso, desconsideram o uso da plataforma. Entretanto, para divulgar um trabalho, basta a gravação de um show ou de um ensaio aberto, de forma que o público tenha contato com o artista e conheça o seu talento.

Mas para que as composições dos artistas obtenha o alcance desejado, é necessário realizar um impulsionamento inicial. Sobretudo para os que ainda são desconhecidos, investir em anúncios na plataforma é uma excelente alternativa de divulgação, principalmente porque há planos acessíveis à todos os tipos de orçamento. Confira a seguir os tipos anúncios.

Como impulsionar minha música?

O YouTube trabalha com anúncios antes ou durante a exibição dos vídeos de maior audiência na plataforma, dependendo do objetivo do anunciante. Há três principais tipos de anúncio:

  • TrueView In-stream – Exibidos como um vídeo antes das pessoas assistirem ao conteúdo desejado, com a opção para o usuário pular o anúncio.
  • Discovery TrueView – São os exibidos na página inicial do YouTube ou quando alguém realiza uma pesquisa dentro da plataforma.
  • Bumpers – São os que possuem duração de apenas 6 segundos e são obrigatórios para quem está assistindo.

Nas modalidades TrueView In-stream e Discovery TrueView, o anúncio só será pago quando alguém o assiste por, no mínimo, 30 segundos ou quando alguém clica no anúncio. Já na modalidade Bumpers, anúncio sempre será cobrado porque é obrigatória a sua reprodução.

E ainda é possível monitorar o desempenho dos seus anúncios através da ferramenta YouTube Analytics, que fornece os principais dados para o artista avaliar as funcionalidades, como: quais regiões mais acessam o canal, qual tipo de anúncio é mais eficaz, quanto o canal está gerando de receita, etc. Com essas informações, é possível traçar estratégias para engajar, cada vez mais, o seu público. 

Divulgar as músicas e ainda gerar receita com o YouTube

Além da divulgação, o YouTube tem um programa de parcerias que utiliza anúncios de outras pessoas para gerar receita para o seu canal, de forma que é possível ganhar dinheiro com a simples execução dos vídeos. A plataforma relaciona anúncios de acordo com o perfil do seu público e, a partir disso, recolhe uma quantia dos anunciantes e repassa ao administrador registrado na conta de usuário.

Mas não é qualquer canal que pode se inscrever neste programa, há alguns pré-requisitos que precisam ser preenchidos: o canal precisa ter no mínimo 1.000 inscritos e ter exibido, nos últimos 12 meses, cerca de 4 mil horas do conteúdo disponibilizado.  

Dessa forma, é preciso já ter o alcance mínimo para se enquadrar nas especificações dessa parceria e a melhor forma de conquistar esse primeiro passo é através da distribuição gratuita de CDs nos shows e eventos. A importância do CD muitas vezes é subestimada, contudo, esta ainda é uma das maneiras mais efetivas de divulgar um trabalho musical!!!

 

E aí, gostou? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo da música!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *