A internet se tornou o maior veículo de disseminação e divulgação de informações dos últimos 20 anos. Apesar disso, nem todos os artistas conseguem utilizá-la adequadamente de forma que traga resultados efetivos para o seu trabalho. Muitos até investem em sites e páginas em redes sociais mas se limitam à mera divulgação do trabalho sem a aplicação de qualquer estratégia.
No universo virtual, as mídias sociais representam o mercado mais abrangente para investimento em divulgação atendendo à todos os setores, sobretudo o artístico musical. Para que uma música esteja entre as mais ouvidas, ela precisa estar disponível para download nas plataformas digitais e ser compartilhada diversas vezes entre os usuários. Mídias como o Facebook, Youtube, Palco MP3, Twitter, Mix Cloud e Spotify estão entre as mais populares.
Facebook – Atualmente, é a plataforma de interação mais conhecida e utilizada, onde os artistas criam páginas para a promoção de shows, sorteios, disponibilização de agenda, venda de CDs e principalmente, divulgação e relacionamento direto com o seu público. Suporta o compartilhamento de arquivos de todos os tipos como vídeos, textos, músicas, páginas da internet, etc.
Youtube – Embora esta plataforma seja para divulgar e compartilhar somente vídeos, é considerada a maior e mais importante no mundo. Nela o artista pode divulgar o dia-a-dia de ensaios, shows, vídeos da banda, filmes, entre outros. O Youtube proporciona vantagens como: a possibilidade de mensurar diretamente no vídeo a popularidade de determinada campanha de trabalho através do contador próprio de visualizações, fazer uma análise do que gerou boas repercussões dentro do próprio canal do artista, poder integrar e compartilhar os vídeos com sites e redes sociais.
Palco MP3 – É um site gratuito de divulgação musical criado no início dos anos 2000. Usado por milhares de artistas, a plataforma oferece a possibilidade de criar seu próprio perfil e adicionar músicas, fotos, vídeos e agenda de shows. As músicas postadas podem ser disponibilizadas para download, desde que o artista autorize.
Twitter – É uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres. Apesar desta limitação, é uma ferramenta importante pelo fato de promover contatos com diversos públicos, podendo assim, ampliar a divulgação do projeto musical. O twitter também pode ser integrado ao Facebook, fazendo com que os posts sejam direcionados automaticamente para as duas timelines do artista.
MIx Cloud – Uma ótima opção para artistas que pretendem compartilhar suas produções musicais. Esta plataforma permite a transmissão de músicas online e atualmente, ela opera sem limites para upload de arquivos na rede, permitindo ao usuário enviar tudo o que quiser para compartilhamento. Também possui integração em tempo real com as principais redes sociais.
Spotify – É um serviço de streaming de música, com assinaturas gratuitas, que oferecem serviços básicos ou pagas, que tem uma qualidade de transmissão melhor e disponibilidade para download de músicas.
A utilização estratégica das plataformas é o segredo para o sucesso do seu projeto musical.
Quer conhecer mais? Acesse o nosso blog e confira novidades semanais.