Construir uma carreira de sucesso no meio musical é sempre desafiador, principalmente quando se está iniciando o contato com o público. É comum que a primeira atitude do artista seja gravar um CD para distribuição gratuita nos shows e eventos dos quais participe, a fim de divulgar as suas músicas. Essa estratégia é muito efetiva porque as pessoas, de um modo geral, só se interessam pelo trabalho depois de ouvir uma demonstração e não estão dispostas a pagar pelo que não conhecem.
Entretanto, na maioria das vezes, o artista não dispõe de muitos recursos para esta finalidade e, por isso, opta por fazer um trabalho mais simples, utilizando um material inferior no encarte, sem maiores detalhes, visto que a finalidade é apenas a distribuição.
Esse CD chegará às mãos de muitas pessoas atarefadas, que correm o dia inteiro, trabalhando e estudando, sem tempo para nada, muito menos para conhecer as músicas de um cantor desconhecido. Para que a estratégia da distribuição funcione e alcance o público, é importante que as pessoas se interessem em ouvir as músicas e dar uma chance ao artista. Mas será que um CD com encarte simples, sem foto ou logomarca do artista vai despertar o interesse das pessoas?
Já vimos em outro post que a consolidação de uma imagem expressiva é um fator que influencia o sucesso na carreira, e isso é obtido não só pelas músicas mas também pela arte do CD e pelo material no qual ele se apresenta. Se você não viu esse post clique aqui.
Sendo assim, investir em um CD personalizado para distribuir gratuitamente nos shows pode ser o impulso para conquistar o público e se inserir no mercado. Continue lendo esse post e confira a análise!!!
Investir em um CD personalizado para distribuição gratuita apresenta vantagens e desvantagens, dependendo da estratégia utilizada pelo artista. Vamos analisar.
Quando você vai encontrar os amigos em um barzinho de música ao vivo, geralmente as músicas do momento são cantadas por um artista desconhecido. Se o show é bom, a voz e a melodia são agradáveis e o cantor consegue uma grande interação com o público, muitas pessoas se interessam em conhecer o trabalho.
Agora imagina que ao final desse show o cantor distribuiu nas mesas gratuitamente um CD personalizado, com arte bem trabalhada contendo faixas autorais. No instante em que o público recebeu o CD, na mente das pessoas houve a criação de uma imagem extremamente profissional e positiva daquele artista. Além disso, todos vão reconhecer a marca divulgada pelo CD personalizado em qualquer lugar que a virem.
Da mesma forma, a probabilidade das pessoas dedicarem atenção ao trabalho, sendo ele atrativo, é muito maior do que à um trabalho simples e sem estratégia. Por isso, é importante considerar os benefícios na hora de tomar a decisão; ás vezes, gastar um pouco a mais pode representar o quão rápido você alcançará os seus objetivos.
É claro que muitos artistas argumentarão que o CD personalizado para distribuição gratuita é um gasto sem retorno, sobretudo no início da carreira. Concordo que é complicado realizar um investimento quando não se sabe o que esperar como retorno, ainda mais diante de um mercado tão heterogêneo e inovador como é o musical, contudo, grandes empreendimentos exigem ousadia e visão de longo prazo. E é isso que vai diferenciar os artistas que alcançam o topo do sucesso dos demais, que cantam na noite.
O CD personalizado, em qualquer época da carreira, principalmente no início, é sempre a melhor opção para divulgar suas músicas e levar qualidade às pessoas. É claro que outros fatores interferem no êxito de um trabalho, mas a construção de uma imagem profissional é o primeiro passo para trilhar a carreira de sucesso tão almejada.
E você, vai gravar o seu CD? Solicite agora um orçamento e confira as promoções da Discmídia!!!