Em algum momento, todo mundo já ouviu falar daquele artista que ficou famoso porque teve sua música compartilhada nas redes sociais por milhões de pessoas e, por isso, seu hit virou um grande sucesso. Na verdade, não se trata apenas de um, mas são muitos os casos de cantores anônimos que tiveram suas vidas transformadas pelas Redes Sociais, graças à uma determinada e incisiva atuação.
As Redes Sociais revolucionaram o modo como as pessoas interagem com a sociedade e com o mundo, eliminando barreiras geográficas e aproximando fãs e artistas. Isso gerou uma grande oportunidade para os músicos, que agora podem divulgar seu trabalho e desenvolver um relacionamento mais próximo com o público.
Mas não só isso, as Redes Sociais além de ser uma importante ferramenta de divulgação, são uma fonte de renda, um canal para o estabelecimento de parcerias, um veículo para contato direto com os fãs, dentre outras aplicações.
Essa é uma pergunta recorrente e a resposta é um grande NÃO! É comum o músico pensar que deve participar de todas as redes sociais disponíveis porque em quanto mais lugares estiver presente, melhor será para o público conhecê-lo, entretanto, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração antes de mergulhar de cabeça no mundo virtual.
Primeiramente, não adianta criar vários perfis e não ter tempo para gerenciá-los. É importante manter periodicamente um fluxo de postagens e novas informações sobre os trabalhos e shows que serão realizados, de modo a mostrar sua atuação e despertar um maior engajamento do fãs.
Além disso, o conteúdo que será divulgado deverá ser de interesse do público, abranger as novidades da banda e também do mercado musical. Isso porque, as pessoas também buscam informações atualizadas e um bom entretenimento nas Redes Sociais, de forma que assuntos variados relacionados ao mundo da música e ao estilo musical podem ser uma boa receita para atrair novos seguidores.
Conquistar o público e aumentar a audiência nas Redes Sociais, em um primeiro momento pode parecer simples, mas é um desafio para muitos artistas. Principalmente em relação ao tipo de conteúdo que será divulgado e a definição da abordagem que será direcionada ao público.
Muitos artistas fracassam porque não planejam o que vão postar e não se dedicam a conhecer de fato quais são os interesses do seu público. O marketing de conteúdo é cada vez mais importante em tempos de tanta diversidade de músicas e tamanha dispersão dos canais de divulgação.
As publicações e postagens precisam estar emocionalmente ligadas ao público, com o intuito de despertar a afetividade dos fãs e trazê-los espontaneamente até o artista, de maneira que fiquem envolvidos com o trabalho. E para isso é necessário traçar uma estratégia bem definida, conhecer bem os interesses do público e utilizar a criatividade para unir as duas coisas.
Atualmente, há empresas do ramo musical, como a Discmídia, que trabalham especificamente com o planejamento e manutenção das Redes Sociais e tratam a questão com a devida seriedade que o empreendimento merece. Para os músicos que não entendem do assunto, é uma alternativa muito interessante. Só não pode deixar de explorar esse universo de oportunidades trazidos pelas Redes Sociais!
E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e veja como a Discmídia pode ajudar a realizar o seu sonho!!!