Sabemos que todo o processo de escrever e gravar uma música exige muito esforço e dedicação. Assim, ao final, queremos ter um feedback do público para validar todo nosso trabalho árduo. Além disso, é claro que também queremos que a música seja um sucesso!
No entanto, quando uma música não vira hit, não significa que ela seja ruim. Às vezes, você só não dedicou tanto quanto deveria na divulgação do seu trabalho. Por isso, fizemos esse post com dicas infalíveis, para você saber direitinho como fazer da sua música um sucesso em todas as plataformas! Físicas e digitais.
Primeiramente, é importante dizer que não tem como fazer da sua música um sucesso sem inseri-la nas plataformas digitais. Essa ferramenta é a que apresenta maior alcance com o público. Ela também representa 51% da receita de toda a indústria musical. Assim, são o meio de divulgação mais importante e mais utilizado entre os músicos atualmente.
Apesar de todas as facilidades e benefícios que oferece, é necessário ser minucioso com essas plataformas. Pois, apesar do grande alcance, ela também é aberta a todos. Ou seja, você terá bastante concorrência por lá, então é fundamental se destacar em meio aos outros.
Para que sua música chegue no ouvido de muitos, a principal estratégia a ser utilizadas são as playlists. Isso porque o algoritmo dessas redes recomenda músicas e artistas se baseando nas preferências de outros usuários, que ouvem estilos parecidos. Assim, é necessário que você se insira em playlists e se envolva com artistas que tocam o mesmo estilo ou um parecido com o seu.
Com isso, a dica final é; tente convencer administradores de playlists populares a inserirem alguma música sua nelas. Ou então, você também pode criar playlists com as suas músicas e com gêneros parecidos e divulgar nas suas redes sociais.
Por fim, alguns aplicativos também dão preferência para quem tem certificação de artista oficial pela plataforma. Assim, consiga o seu e aumente ainda mais seu alcance nas plataformas digitais.
Nesse quesito a dica é; grave um CD. Você poderá fazer da sua música um sucesso com muito mais facilidade por meio da gravação de um disco. O capital refletido da venda física da sua obra, em relação às plataformas digitais, é bem mais vantajoso. Veja bem, um CD vendido a, por exemplo, 15 reais, em termos financeiros, é equivalente a milhares de visualizações em uma plataforma digital.
Além disso, o disco físico ainda é um meio clássico. Muitos fãs de alguma banda específica tem apreço por comprar os CDs do artista e colecioná-los. Não se engane e não se cegue com todas as possibilidades das plataformas de streaming. Elas não são um meio que vão substituir os anteriores, mas sim complementá-los.
Por fim, um bom músico não se restringe. A chave do sucesso da sua carreira e da sua sua música, é estar presente em todos os meios que são disponibilizados a você pela grandiosa indústria fonográfica.
A nossa última dica é saber trabalhar sua comunicação com um público. Assim, você pode construir uma comunicação efetiva e fazer da sua da sua música um sucesso, de fato.
A questão aqui é inteiramente sobre como você fala com seu público, seus fãs. Primeiramente, não fale como se estivesse falando com a internet inteira, fale como se estivesse conversando pessoalmente com um fã seu. Assim, você cria proximidade e gera credibilidade para você/sua banda.
Com isso, não foque seu discurso em si, não seja auto centrado. Mas o que isso significa? Você precisa agregar valor no seu trabalho para quem está recebendo. Existe uma grande diferença entre dizer “Seria muito importante para nós se você ouvisse nossa nova música” ou “Achamos que você vai gostar muito da nossa nova música”. A questão aqui é para quem está sendo direcionado o benefício, para você ou para quem consome seu trabalho.
Quer saber mais sobre marketing musical e como alcançar o sucesso, não só da sua música, mas da sua carreira? Clique aqui.