A produção de um CD implica muitos processos, e cada detalhe é de extrema importância para uma boa qualidade. Assim, há também a necessidade prestar atenção à embalagem do produto. Afinal, a embalagem de um CD diz muito sobre o seu conteúdo. E, ademais, representa a primeira impressão que as pessoas terão ao analisá-lo. Assim, existem diversas embalagens para CDs, mas as duas mais conhecidas são o Digipack e Digifile.
Por esse motivo, se você ainda não sabe qual embalagem deve escolher para alavancar sua carreira musical, acompanhe nosso post!
Como dissemos anteriormente, há dois materiais que são muito utilizados para a embalagem de CDs. Porém, muitas pessoas ficam na dúvida na hora dessa decisão. Afinal, é de suma importância saber como atrair o público da melhor maneira e, assim, fidelizá-los.
Por esse motivo, trouxemos as diferenças entre as embalagens de CD Digipack e Digifile. Assim, isso pode te auxiliar a fazer uma decisão sábia e condizente com a sua realidade e a sua música!
Ambas as embalagens Digipack e Digifile são feitas normalmente em papel cartão, supremo, dupléx ou tripléx. São papéis mais rígidos e bem resistentes, sendo adequados à função de encarte.A diferença entre esses dois modelos, no fim das contas, são os componentes de apresentação dos produtos e o acabamento final.
Digipack é uma embalagem que apresenta desdobramentos de bandejas acrílicas chamadas Trays, que formam um tipo de livreto. Possui um acabamento mais fino, com um design bem comercial. Assim, é indicado para produtos mais refinados, pois transmite um aspecto de maior qualidade do CD.
O Digifile, por sua vez, é uma espécie de envelope com bolsas e painéis, que, assim, como o Digipack, remete a um livreto. Porém, é mais flexível e dobrável que o outro modelo, permitindo diversas maneiras de acabamento.
Entretanto, o padrão de qualidade do Digifile é menor que o do Digipack. Dessa forma, seu custo também é mais reduzido.
Muitas vezes, os artistas não se importam o suficiente na hora de escolher a embalagem de seus CDs. Porém, isso é um erro, pois essa é uma das etapas decisivas para a atração de seus consumidores.
Dessa forma, escolher uma embalagem para o seu CD deve ser uma decisão muito bem pensada. Vários fatores são essenciais para a consideração dessa decisão. Logo, listamos abaixo alguns deles:
É necessário, a princípio, analisar suas condições financeiras antes de começar a pensar em uma embalagem para o seu CD. Se você tem condições de investir em algo um pouco mais elaborado – e custoso – vale à pena considerar o Digipack como uma opção.
Porém, se esse não for o caso, não há problema em fazer um investimento com menos recursos. Afinal, ambos os modelos apresentam qualidades, e o Digifile, apesar de menos resistente, apresenta possibilidade de variações no acabamento.
Outro fator que pesa muito na escolha da embalagem do seu CD é o contexto em que você deseja vendê-lo.
Por exemplo, se você tem como objetivo comercializar seu produto em lojas físicas, a embalagem deve ser mais resistente. Logo, é indicado que você invista em embalagens Digipack.
Por outro lado, se o seu intuito é realizar uma distribuição em shows ou eventos, por exemplo, opte pelas Digifile. Dessa forma, você pode economizar e ainda continuar adequado ao contexto de venda, que é mais informal.
Essa é uma análise que deve ser feita com muita cautela. Afinal, as condições financeiras de quem está qualificado a comprar seu CD devem ser postas em pauta.
Assim, se você possui como público-alvo adolescentes, não eleve muito os preços de seus CDs. Pois, como é de ser esperado, muitos deles podem não possuir a renda necessária. Dessa forma, invista em uma embalagem mais simples e menos custosa para esse tipo de cliente.
Em contrapartida, se você possui um público mais exigente, sinta-se à vontade para investir em uma embalagem de maior qualidade. Assim, essas pessoas terão melhores condições de pagar por um CD um pouco mais caro e de capa mais elaborada.
E então, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que ele te ajude a escolher a embalagem certa para o seu CD! Se quiser saber mais sobre outros assuntos que envolvam a música, acesse nosso blog e fique por dentro!