Hoje, o Facebook, além de ser a maior rede social do momento, também proporciona e facilita a divulgação de empresas, marcas e produtos, por meio das Fanpages. No mercado da música não é diferente, pois a divulgação do artista é fundamental para o seu crescimento.
Diferente de um usuário comum, as Fanpages são uma espécie de comunidade, um espaço virtual para a reunião de pessoas com um gosto comum por um artista e sua obra. Nela os fãs podem saber antecipadamente as curiosidades, notícias do dia a dia, lançamentos de determinadas obras ou mesmo manter um contato mais próximo com o artista. Esse contato, quando bem feito, fortalece e mantém um público fiel, além de agregar novos seguidores, aumentando assim a difusão da arte.
O primeiro passo é ter uma conta de usuário comum que estará vinculada à Fanpage. também é muito importante ficar atento às regras do Facebook, pois, caso haja alguma irregularidade na criação da sua página, você poderá perdê-la, assim como perder todos os seguidores/fãs. Se você já tem uma conta pessoal com muitos seguidores, é possível migrar o perfil para uma Fanpage e continuar com o mesmo número de fãs/amigos. Basta seguir as instruções disponibilizadas pelo Facebook. Mas é preciso ter cuidado, depois de realizado este processo, não será possível revertê-lo.
Como atrair mais seguidores
Para atrair novos seguidores é importante adicionar na página informações sobre o seu trabalho, links para lojas virtuais e sites que contenham as músicas e vídeos, por exemplo. Além disso, deve-se mostrar uma imagem de capa atraente ou mesmo a agenda de shows do mês corrente; e um avatar de fácil identificação, de preferência um logotipo, desenho ou foto que identifique o artista.
Imagem de capa – Atualizar a imagem de capa com frequência também é importante, pois é a primeira imagem vista quando a página do artista é acessada. O tamanho padrão da imagem da capa é de 851px X 315px, e o avatar, que é a imagem menor, é de 180px X 180px; o mais indicado é utilizar fotos em alta resolução e de preferência no formato PNG.
Eventos – Criar eventos na página ajuda a promover e organizar a agenda de shows. Através dos eventos, os fãs também podem convidar os amigos, ampliando a visibilidade para o artista e seus shows. Após os eventos, fazer a publicação das fotos na Fanpage agrada bastante aos apreciadores do trabalho. Os fãs gostam de ver fotos e vídeos de bastidores de shows, ensaios e estúdio. Além de ser um conteúdo interessante, aproxima o artista do fã. Manter os álbuns de fotos sempre atualizados, com fotos de shows, da banda, do artista, da plateia e de quem foi ao evento, permite que as pessoas marquem amigos, e a elas mesmas nas fotos. Assim, a página alcança mais usuários no Facebook, aumenta a visibilidade do artista ou banda e, consequentemente, a quantidade de fãs da página.
Em sua página de artista, use os anúncios pagos que são oferecidos pelo Facebook para alavancar suas publicações mais relevantes. Com eles, é possível segmentar a postagem por faixa etária, local, bem como para os fãs de artistas ou grupos semelhantes.
Outro item muito relevante é o tempo de resposta para os fãs. Quanto mais rápido, melhor; e o uso da linguagem adequada – formal ou informal – também é essencial.
Lembre-se de postar frequentemente em sua página de artista no Facebook para mantê-la atualizada.
Quer mais dicas sobre como aumentar a visibilidade do seu trabalho? Curta nossa página no Facebook.