Enfim, chegou a hora de gravar o CD! Muita ansiedade e expectativa para realizar o sonho de se lançar no mercado. Entretanto, é preciso decidir se o trabalho será realizado por uma gravadora ou distribuidora independente.
Parece uma decisão simples, mas na verdade não é, porque ela pode mudar drasticamente os seus planos em relação ao projeto musical. Alguns detalhes precisam ser observados para que a sua escolha reflita aquilo que você deseja produzir.
Continue lendo esse post e saiba como escolher a melhor opção!
Uma grande gravadora possui estrutura e recursos para realizar um trabalho profissional e de alto nível. Ela se envolverá completamente na produção do CD, planejando e cuidando de cada detalhe, desde a gravação até o lançamento no mercado.
Em outro post, detalhamos a estrutura das grandes gravadoras. Para acessá-lo, clique no link:
Gravadoras Musicais: Major ou Indie?
A gravadora realizará o investimento inicial para cobrir os custos do projeto, de modo que o artista não precisará se preocupar com as questões financeiras e legais do seu trabalho.
Em contrapartida, elas abocanham parte dos direitos de gravação, reprodução e comercialização dos fonogramas, ficando para o artista um percentual em torno de 20 a 30% dos rendimentos totais.
As gravadoras realizam toda a parte de marketing e divulgação, incluindo principais mídias de comunicação e redes sociais, agendam shows e eventos, e como possuem alto poder de barganha, estabelecem importantes parcerias que abrem as portas do mercado.
Um ponto importante é a dificuldade em fazer um contrato com uma grande gravadora. O processo seletivo é rígido, composto por várias etapas e o projeto musical precisa ser comercialmente vantajoso para que o artista faça parte do portfólio.
Além disso, há grande intervenção dos produtores no trabalho e, quase sempre, o produto final fica diferente do que o artista planejou. Mas como tudo na vida tem dois lados, esses são os ônus e bônus para se alcançar uma carreira de sucesso.
Em uma distribuidora independente, a abrangência dos serviços é mais restrita do que em relação às gravadoras.
Geralmente, elas não trabalham a produção do CD em si, mas sim sua distribuição no mercado para comercialização. Não há investimento por parte das distribuidoras independentes, ficando o encargo por conta do artista.
O marketing e a divulgação são trabalhados de forma pontual, bem como a atuação do artista nas redes sociais e mídias de comunicação. É o artista quem realiza a gestão completa do seu projeto, desde a gravação do CD até o lançamento.
Como não há parceiros investidores, os rendimentos do trabalho ficam quase todos com o artista, sendo apenas um pequeno percentual para a distribuidora. Além disso, os direitos sobre a obra também ficam exclusivamente com o artista, sendo ele o único detentor do que for arrecadado com as vendas.
É uma opção que, ao mesmo tempo em que dá ao artista controle total sobre seu trabalho, exige dele a máxima dedicação e o investimento para as atividades iniciais. Muitos alcançaram o sucesso com essa alternativa, sobretudo após a popularização dos serviços streaming.
Em outro post explicamos o funcionamento dos serviços streaming. Para acessá-lo clique no link abaixo:
Plataformas Digitais: Você conhece este mercado?
O que você precisa ter em mente é qual é o seu objetivo no quesito carreira e quais são os seus recursos. Porque se você deseja fazer um trabalho de alto nível mas não possui o investimento, vai ter que elaborar uma estratégia para conseguir o um contrato com uma gravadora.
Mas se você tem recursos e dispõe de tempo para planejar sua carreira, comece em uma distribuidora independente. Pense a sua carreira como um negócio e, a partir daí, estabeleça um caminho que você possa trabalhar segundo as suas possibilidades.
O mais importante de tudo é começar…porque daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje!!!
E aí, gostou? Solicite agora um orçamento e faça o seu CD com a Discmídia!!!