O Instagram é uma das Redes Sociais mais importantes do mundo, alcançando mais de 800 milhões de usuários ativos por mês, e aproximadamente 50 milhões só no Brasil.
Seu potencial de alcance do público é muito grande, sobretudo em relação à sua dinâmica de compartilhamento de fotos e vídeos curtos, que abandona a mensagem textual e valoriza a interação por imagens!
Embora seja uma Rede Social que trabalha essencialmente com fotos e figuras, é um canal de divulgação poderoso principalmente para músicos. Veja o porquê.
Parece até clichê falar que todo artista precisa ser atuante nas Redes Sociais e perseverante na divulgação do seu trabalho junto ao público.
Mas isso porque o seu principal desafio é alcançar pessoas que gostem do seu trabalho e se disponham a acompanhá-lo.
O Instagram é uma ferramenta que extrapola a divulgação de informações, levando também detalhes do que está acontecendo no momento.
As pessoas normalmente gostam de imagens e vídeos porque conseguem ver detalhadamente o cenário do fato que está sendo divulgado, uma característica que o texto não oferece.
E este é um fato positivo pois com uma imagem bem trabalhada ou um vídeo direcionado, é possível moldar a percepção das pessoas em relação a um determinado trabalho.
Frequentemente, artistas que possuem personalidade notável e estilo próprio se tornam referência para o público, ditando tendências no momento. Isto só é possível porque eles se posicionam de forma diferente, fazendo com que as pessoas enxerguem sua exclusividade.
E essa é a sacada do Instagram para músicos: Trabalhar imagens e vídeos para obter um posicionamento de referência no mercado musical.
Além dessa, há outras vantagens igualmente relevantes…
Vamos citar aqui as 3 principais vantagens que podem impulsionar a carreira do músico:
1ª Engajamento do público – O Instagram apresenta um nível de engajamento do público muito superior às demais Redes Sociais. Um estudo recente da agência de pesquisas Forrester mostrou que um conteúdo divulgado no Instagram gera 58 vezes mais engajamento por seguidor do que no Facebook e 120 vezes mais do que no Twitter. É uma excelente oportunidade para o músico que não é conhecido e precisa alcançar mais pessoas.
2ª Integração com o Facebook – O Instagram possui integração com o Facebook, permitindo que suas publicações sejam postadas simultaneamente em ambas Redes Sociais, facilitando a vida do músico.
3ª Produção de Lives – Assim como a live do Facebook, o Instagram também possui essa ferramenta de transmissão streaming, que está agregada ao Insta Stories. Essa modalidade de vídeos ao vivo têm duração de 1 hora e desaparece do aplicativo após o encerramento, gerando nos seguidores a sensação de urgência. Será muito útil para transmitir ensaios, shows, ou até mesmo, bater um papo sobre as músicas.
Como toda Rede Social, as publicações do Instagram precisam ser bem planejadas para obter os resultados esperados, considerando as preferências do seu público.
É um canal de comunicação importantíssimo, que merece o investimento de todo o tempo possível, principalmente pelo retorno que apresenta em termos de divulgação.
E se você estiver inseguro para criar a própria pauta de publicações no Instagram, uma boa alternativa é procurar os serviços de planejamento de Redes Sociais.
No mercado, há empresas especializadas que conhecem todos os detalhes do fluxo de comunicação/divulgação específicos do ramo musical. A Discmídia é uma delas. Vale a pena conferir!!!
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