A evolução tecnológica trouxe muitas vantagens, principalmente, aos amantes de música. Hoje música e tecnologia andam juntas. Onde quer que haja equipamentos, com ou sem acesso à internet, lá estará ela tocando, a música, nos mais variados gêneros.
Entre as várias plataformas streaming existentes, o Spotify atualmente está sendo considerado o melhor serviço de música digital, além disso, é o player de streaming mais utilizado do mundo. Em agosto de 2017, conforme anúncio da própria plataforma, chegaram ao número extraordinário de 60 milhões de assinantes, somado aos 80 milhões de ouvintes que utilizam a plataforma gratuitamente, totalizando 140 milhões de usuários. Com esses números subindo rapidamente, o Spotify, vem mantendo a liderança no mercado digital e se distanciando gradativamente dos concorrentes diretos.
Diante deste gigantesco sucesso que o Spotify tem mostrado, é muito importante para qualquer artista fazer parte e ter suas músicas disponíveis nesta plataforma digital. São os membros assinantes que geram a maior parte da receita do Spotify e permitem que a empresa pague royalties decentes aos músicos, fechando acordos com gravadoras, garantindo a presença de grandes artistas e evitando problemas judiciais. Quanto mais conteúdo premium na plataforma, mais assinantes gerando receita. Este é um ciclo que vem dando certo para a companhia sueca.
Para o artista iniciante ou profissional, é uma ótima maneira de divulgar o trabalho, fazer lançamentos e relançamentos de álbuns e ainda poder controlar o faturamento. O artista que oferece sua música no Spotify pode ser remunerado de duas formas: Pela quantidade de streaming, no qual o valor pago é flutuante e varia de acordo com o tipo de usuário que escuta a sua música; e sobre a quantidade de downloads, que é a venda das músicas.
Não é possível que o próprio artista inclua suas músicas nas plataformas, é necessária uma distribuidora, como a Discmídia por exemplo, para fazer este trabalho. O custo deste tipo de serviço não é alto, e com ele sua música fica disponível para milhões de ouvintes.
Para os usuários da internet, são oferecidos serviços de acesso gratuito com reprodução ilimitada de faixas, porém, com algumas restrições de escolha das músicas e muitos anúncios nos intervalos. O download das músicas para escutar offline também não é permitido nas versões gratuitas. Já nas contas Premium, os usuários têm acessos liberados, sem a inclusão de propagandas entre as músicas, além disso, ele também poderá fazer downloads para execução offline e construir sua própria playlist.
Existem pacotes em níveis diferentes, que alteram de valor de acordo com a necessidade de cada usuário. Esses valores mensais das contas Premium são equilibrados, se comparados às plataformas concorrentes. O Spotify oferece a experiência dos três primeiros meses com redução de valor, conforme informações abaixo:
Se você é músico, já tem um trabalho pronto para ser disponibilizado e quer distribuí-lo no Spotify, entre em contato com a Discmídia e peça agora seu orçamento.