O Twitter é uma rede social acessada por cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil e aproximadamente 335 milhões de usuários ao redor do mundo.
Essa mídia tem sido muito utilizada porque oferece informações curtas, rápidas e sua interface é muito fácil de ser utilizada.
Através da pesquisa por tema e com as hashtags mais populares, é possível saber tudo o que está sendo comentado em tempo real. E isso permite que o público encontre qualquer conteúdo que esteja disponível na rede.
Percebeu a oportunidade?
Se ainda não ficou claro, não se preocupe que vamos explicar melhor!
Se os usuários do Twitter conseguem pesquisar e acessar conteúdos da rede, então temos um vasto público com potencial de compra para as suas músicas.
Sempre que pesquisarem pelo nome do seu estilo, lá estará a sua música representando a categoria e pronta para ser acessada por qualquer pessoa.
Um outro aspecto é a facilidade em construir uma base de fãs de forma orgânica. Utilizando a máxima do “sigo de volta”, cerca de 20% das pessoas que você começar a seguir no Twitter, vão te seguir de volta e podem se tornar o seu público.
Além disso, você também pode seguir pessoas expoentes no seu estilo musical e compartilhar seu trabalho interagindo com elas. Ou até mesmo, pode se relacionar com importantes influenciadores digitais do meio.
Pela diversidade e pela abrangência de público essa rede social se tornou um valioso canal de oportunidades, principalmente, para músicos independentes.
Uma das maiores vantagens de se utilizar o Twitter é você conseguir fazer quantos compartilhamentos quiser com links que levam a outros lugares como: Spotify, canais no YouTube, sites , blogs, Soundcloud, outras mídias de comunicação, etc.
A rede social também não limita o alcance destas publicações só porque direcionam a outros conteúdos, como ocorre no Facebook por exemplo.
E para completar, a interface permite que os links compartilháveis executem dentro da sua própria janela, fornecendo a possibilidade de interação de forma direta com o conteúdo.
Para quem está começando e precisa divulgar seu trabalho, é a melhor maneira de alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo e sem que sua abrangência fique restringida.
Você já viu que o Twitter é um importante canal de oportunidades. Mas para ter sucesso, é necessário utilizá-lo com estratégia, senão acontecerá o contrário e ao invés de trazer pessoas engajadas ao seu trabalho, você irá afastá-las.
Então, a primeira coisa a ser feita é mapear quais pessoas do seu público utilizam o Twitter, traçando um perfil ideal de usuário que goste do estilo.
Feito isso, você deve selecionar as pessoas que se enquadram nesse perfil e começar a segui-las, para que elas te sigam de volta e possam conhecer o seu trabalho.
O próximo passo é compartilhar conteúdos já publicados em diferentes mídias de comunicação e para construir uma presença digital forte.
Utilize programas de agendamento de postagens, como o Buffer e o Hootsuite, para se manter sempre ativo na rede.
Explore ao máximo o Twitter, aproveitando as suas funcionalidades, e veja como os resultados vêm na mesma proporção do seu esforço!!!
E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça os serviços da Discmídia!!!