Se você vive no século XXI, você já deve saber que a dinâmica das relações humanas mudaram consideravelmente com as redes sociais. Assim, para obter sucesso na sua carreira, seja qual for o seu segmento, você precisa traçar estratégias e ter uma forte presença digital. Por isso, nesse artigos nós vamos te dar dicas voltadas especificamente ao mercado musical para que você entenda como ter sucesso nas redes sociais e, com isso, alavancar sua carreira.
Então, primeiramente, você deve entender que as redes sociais podem ser sua principal aliada, ou sua pior inimiga. Assim, tudo depende de como você se comporta e quais estratégias utiliza. O caminho pode parecer difícil, mas as oportunidades surgirão contanto que você use métodos eficazes.
Hoje em dia existem mil e uma redes sociais. Então, de nada adianta você querer ser fortemente presente em todas elas, pois você dificilmente terá tempo para isso. Assim, é necessário que você faça sua pesquisa e descubra em quais redes sociais o seu público alvo mais se engaja. Dessa maneira, você saberá onde concentrar seus esforços.
Por fim, outro ponto importante aqui é não ter contas inativas em várias redes sociais. Você já deve saber bem que os internautas aproveitam qualquer oportunidade para apontar erros. Então, você deve cuidar bem desses aspectos. Assim, o recomendado é que você não tenha contas paradas e que não use as mesmas estratégias em todas as redes sociais. O twitter, por exemplo, é uma rede mais casual e informal. Então, não dá pra agir da mesma maneira no Facebook e no Twitter, por exemplo. E lembre-se sempre; qualidade é melhor que qualidade. Assim, é melhor você escolher poucas redes sociais e trabalhar estratégias efetivas nelas do que ter muitas redes sociais com pouca presença digital.
Agora que você já sabe em quais redes deseja atuar, é essencial que você saiba como se relacionar com seu público. Primeiramente, você deve pensar sempre em agregar valor para as pessoas que te acompanham. Assim, se você deseja disseminar e expandir seu trabalho, uma boa opção para adquirir novos fãs é disponibilizar o download e compartilhamento gratuito das suas músicas.
Por fim, compartilhe histórias e coisas que dizem sobre você, crie uma conexão emocional com as pessoas. Assim, você pode postar vídeos de bastidores, apresentações, novidades para incentivar as pessoas a compartilharem seu trabalho e cativá-las a continuarem te acompanhando. Então, para isso, você também precisa ser interativo, pergunte ao seu público onde eles gostariam de te ver apresentar, quais conteúdos e histórias eles gostariam de ler e faça isso acontecer, escute as pessoas e dê à elas o que elas querem. Assim, seu público se sentirá uma parte ativa na sua carreira e se comprometerá mais com você e seu trabalho.
Existem algumas ações que você pode fazer para promover o engajamento das pessoas com sua obra. Assim, a nossa primeira dica é fazer parceria com músicos no mesmo estilo musical que você. Vocês podem gravar músicas juntos, fazer uma live ou simplesmente um stories no Instagram. Mas acredite, crossovers de dois artistas assim gera muito engajamento e o melhor; nova audiência.
Então, saiba bem trabalhar com as mídias digitais, esteja por dentro do que está acontecendo e fale sobre isso. Além disso, você pode utilizar hashtags estratégicas para que suas publicações tenham mais interatividade e alcance. Por fim, não esqueça que você tem total compromisso sobre o que você transmite e fala nas redes sociais. Então, é necessário ser cauteloso ao falar sobre assuntos polêmicos para que você não caia na lista negra da internet.
Ah, nossa última dica é; vai lançar uma música nova? Faça um teaser de uns 20 segundos e deixe trabalhar por você. Assim, você vai despertar interesse no seu público, aumentando o sucesso do seu novo single quando ele de fato for divulgado.
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