Você, com certeza, já ouviu falar que não adianta tentar agradar a todos. Assim como na vida pessoal, estabelecer um tipo de estratégia que tente ser favorável a todos pode não surtir o efeito desejado. Por esse motivo, é necessário que você, antes de mais nada, conheça o seu público. E, aqui, “público” ocupa o lugar da maioria das pessoas que te seguem e acompanham o seu trabalho.
Assim, a partir do momento em que você já conhece o seu público, é muito mais fácil mensurá-lo. Se você ainda não sabe a importância desse conhecimento, veja mais aqui e descubra por que implementá-lo na sua carreira musical.
Conhecer o seu público é um dos primeiros passos se você é um artista que deseja alcançar sucesso na música. Todos sabemos que é impossível atender às demandas e preferências de todos os tipos de público. Logo, por que tentar agradar as mais variadas idades e tipos de pessoas, se elas nem ao menos te ouvem? Não faz muito sentido, certo? É justamente por isso que você deve conhecer quem realmente te segue e admira o seu trabalho, a fim de direcionar os seus esforços a essa minoria. E, assim, garantir uma aproximação mais personalizada e melhorar a comunicação com o seu público.
Uma vez que não é possível confiar em achismos, você precisa estabelecer uma persona para a sua carreira. Isto é, é preciso que você crie um personagem fictício e estabeleça nome, idade, profissão, situação financeira, escolaridade e motivações próprias. Com isso, você poderá direcionar suas estratégias de marketing a essa persona, que, por sua vez, é uma versão resumida de todas as caraterísticas de todos que contêm o seu possível “público”.
Para que você consiga criar essa estratégia, será necessário fazer muita pesquisa e, sobretudo, relacionar o perfil de seus seguidores atuais. Assim, veremos abaixo algumas das medidas que podem ser tomadas para que você passe a conhecer o seu público e saiba como mensurá-lo.
Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.
Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.
Conhecer o público de outros artistas, do mesmo nicho que você, é essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.
Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.
Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!
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