O marketing para artistas e músicos é uma das estratégias mais utilizadas para quem quer divulgar o seu trabalho. Afinal, é por meio dele que você constrói sua carreira e consegue o reconhecimento necessário para alavancar sua vida profissional. Dessa forma, é imprescindível que você adote algumas medidas para não cair no esquecimento.

Assim, se você deseja conhecer algumas dicas de marketing para artistas e músicos, confira aqui embaixo! Temos certeza que elas trarão muito valor à sua estratégia de divulgação.

1. Conheça seu público-alvo

Conhecer o perfil dos fãs é o primeiro passo de marketing para artistas e músicos. Quando você sabe para quem está direcionando sua atenção, é muito mais simples e preciso definir a sua estratégia. Assim, faça as seguintes perguntas a si mesmo: qual é a idade do meu público alvo? Em que estilo musical devo investir meus esforços? Devo investir em mídias digitais ou físicas? Logo, quando você possuir essas respostas claras em sua mente, será possível começar a trabalhar nas próximas etapas de marketing.

2. Tenha um site profissional

Outro passo importantíssimo para o seu marketing de artista é criar um site profissional. Assim, você terá um espaço no qual você pode divulgar seus futuros eventos e suas expectativas. Além de, é claro, construir sua identidade visual da melhor maneira possível, sempre prestando atenção à demanda dos fãs.

3. Poste vídeos regularmente no YouTube

O YouTube é um dos maiores aliados do marketing para artistas e músicos. Com isso, é essencial que você mantenha um conta no YouTube e, dessa forma, possa divulgar a sua obra. Mantenha uma periodicidade entre os posts e invista também nos covers, visto que essa é uma estratégia que traz bastante engajamento também às suas músicas autorais. Além disso, não se esqueça de sempre interagir com o seu público, promovendo desafios e estimulando-os a comentar e compartilhar os vídeos.

4. Crie uma página de artista no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas por músicos que desejam investir no seu marketing musical. Muitas pessoas podem pensar que o perfil comum pode ser utilizado para a divulgação de músicas e eventos. Contudo, é imprescindível que você crie uma página de artista no Facebook, sendo profissional e tangível para alcançar mais pessoas. Invista na sua identidade visual, compartilhe stories e posts no feed em relação aos seus futuros eventos… enfim, procure se aproximar do seu público da melhor maneira possível. Você também pode patrocinar os seus posts, a fim de atrair mais pessoas para os seus conteúdos.

5. Cresça no Instagram

Investir no Instagram é uma das jogadas mais certeiras para alavancar o seu marketing de artista. Procure fazer posts semanalmente para divulgar as suas obras e interagir também por meio dos stories. Desse modo, faça enquetes relacionadas aos seus próximos shows, divulgue eventos de parceiros e mostre seu dia a dia na área músical. Assim como no Facebook, você pode patrocinar os seus posts e acompanhar um crescimento considerável no seu engajamento com os seguidores.

6. Mantenha um blog

A princípio, manter um blog pode ser uma boa opção se você quer investir no marketing da sua carreira musical. Escreva ou contrate um profissional para escrever sobre assuntos relacionados à sua música, por exemplo. Ou, ainda, sobre o que está acontecendo no momento dentro do mercado musical. Ademais, não se esqueça de manter um espaço para comentários, sugestões e interações para os seus fãs se sentirem acolhidos.

7. Envie newsletters regularmente

Se você ainda não sabe do que se trata, newsletters são e-mails disparados para segmentações de leads que se interessaram pelo que você oferece. No caso, você pode agrupar esses leads em uma plataforma e enviar conteúdos para eles regularmente. Aproveite para avisar sobre os seus próximos eventos, parcerias e novidades na sua música, tais como seus próximos discos. Assim, o engajamento alto é apenas um dos benefícios que essa dica de marketing pode te proporcionar.

8. Marque presença em eventos

Afastando-se um pouco do marketing digital, essa dica pode impulsionar seu crescimento dentro da música e da sociedade. Afinal, contatos são fundamentais para que a sua estratégia possa se consolidar. Aproveite seus dias de folga para ir a bares, casas noturnas e eventos nos quais exista a chance de encontrar pessoas importantes. É essencial que você seja conhecido por outras pessoas do ramo; assim, garanta que artistas como você te conheçam e admirem o seu trabalho. Adotando essa prática como um hábito, você pode até mesmo conseguir participar em eventos ou fazer parcerias, o que é algo muito positivo.

9. Crie uma identidade musical

Além de criar uma identidade visual para as suas redes sociais, você precisa construir uma identidade que represente a sua música como um todo. Assim, estabeleça alguns critérios de comportamento e siga um caminho semelhante durante toda a sua carreira. É evidente que arriscar é necessário, mas não desvie-se das suas expectativas em relação à sua própria música. Crie uma identidade e mostre-a para o seu público; seja você mesmo e mostre o que te torna único!

10. Networking para artistas

Como já foi dito acima, contatos são essenciais para o seu marketing de artista. Dessa forma, o networking é uma das práticas que você deve priorizar se deseja alcançar sucesso dentro do mercado musical. Dessa forma, estabeleça parcerias e relações com músicos que se encontram no mesmo ramo e estilo que você. Assim, será possível observar uma melhoria em sua estratégia de marketing, dia após dia.

Assim, esperamos que você adote essas dicas de marketing para artistas e músicos e alcance muito sucesso em sua carreira. Não arrisque sua estratégia; siga esses conselhos e perceba o seu crescimento profissional a curto e longo prazo!

Deixe seu feedback ou sugestões nos comentários e veja também 5 dicas para se tornar um músico profissional.

 

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