Na culinária, comemos com os olhos. Julgamos livros pela capa. Dizemos que uma imagem vale mais que mil palavras. Assim, todos esses ditados populares têm em comum um fator principal; o poder apelativo que o olhar tem nos sentidos humanos. Com isso, é fácil entender porque a arte gráfica do CD é algo importante na composição da obra musical.
Provavelmente você já ouviu falar em marketing musical. Se não, antes de ler esse conteúdo, confira nosso blog post sobre o assunto clicando aqui. Então, um bom investimento na arte gráfica do seu CD é uma ótima estratégia de marketing musical.
A capa do disco juntamente com sua arte é o primeiro contato que o público terá com sua obra. Assim, a arte presente ali é a que vai gerar uma primeira impressão da pessoa em relação a você/ sua banda. Assim como sobre seu trabalho. Por isso, é importante fazer um layout que reflita a identidade visual do músico. Além disso, é importante que a arte gráfica do CD seja apelativa ao olhar de alguma forma, gerando a curiosidade e interesse do público.
Mas não é apenas isso. Em adição a tudo que já foi mencionado, a capa do álbum expressa o artista em forma de arte, sendo um importante meio de comunicação com seu público. Um layout bem elaborado faz com que o trabalho cause um impacto maior nas pessoas. Assim, você ganhará autoridade no ramo em questão e será conferida uma maior qualidade ao seu projeto musical.
Sabemos que o processo de criação de uma arte que agrade tanto a banda quanto o público, pode ser um desafio. Assim, aqui vamos fazer um passo a passo para que você tenha maior facilidade com o desenvolvimento completo da arte gráfica do CD.
Antes de tudo é importante considerar o estilo musical da banda ou artista em questão. Com isso, a arte irá conversar mais com o público que ouve determinado estilo de música. Em seguida, é importante definir qual é o foco principal do projeto musical, para que seja um guia no momento do design. Caso não tenha um foco específico, o artista ou banda pode escolher uma música do álbum para inspirar a capa.
O segundo passo é a concepção da ideia. Em um cenário ideal, o artista e o designer discutem diversas ideias, captando diversos elementos, alinhando expectativas e possibilidades para o resultado. Portanto, o melhor método para isso seria através do brainstorming.
Aqui se inicia o trabalho real de composição da arte gráfica do CD. É importante definir tópicos cruciais como; cores, conceitos, temas, etc. Com isso, o designer irá desenvolver o layout se baseando no alinhamento que foi feito com o artista e suas expectativas. Por isso, durante o processo, é essencial tentar ser o mais claro possível com quem está desenvolvendo a arte.
Por fim, mas não menos importante, a impressão. Muitos podem achar que essa é uma das etapas mais fáceis. Porém, essa é uma das etapas que exige mais delicadeza. Há todo um trabalho de conferir textos, fontes, cores, imagens, resolução. Por fim, um dos mais importantes tópicos; o teste de cor. Assim, será possível testar a qualidade das cores no momento da impressão, podendo saber realmente como elas vão aparecer no resultado final.
Gostou do conteúdo? Está preparado para criar a arte gráfica do seu CD? Entre em contato conosco e faça um orçamento! A Discmidia engloba todo o processo de produção, da ideia até a entrega. Assim, você encontrará conosco um custo acessível e um material de extrema qualidade. Saiba mais sobre nosso trabalho de design de Capa para CD e DVD. Por fim, siga a gente no Instagram para receber dicas para músicos toda semana e acompanhar nosso trabalho!