Não estamos aqui para criar ilusões acerca do mercado musical. A essa altura do campeonato você já deve saber que viver de música é possível sim, porém, não é fácil. A jornada será repleta de riscos e adversidades, devido a informalidade que caracteriza a profissão de músico. Contudo, unindo o seu talento com uma boa gestão e um marketing musical planejado, você chegará bem mais perto do sucesso.

Neste artigo, você encontrará as principais estratégias para alavancar sua carreira. Por fim, lembre-se que; o Brasil tem o nono maior mercado de música do mundo e 72% do consumo musical é de produção nacional. Então, já temos fortes pontos a seu favor, concorda?

Estratégias de marketing musical para o sucesso

Identidade musical

identidade e marketing musical

 

Primeiramente, você ou sua banda deverão definir uma identidade única. Quem você é? Como você chegou até aqui? O que te faz diferente?

O melhor método para tal, é o famoso brainstorm. Sente e anote o maior número de ideias possíveis, todas que vierem à sua cabeça. Nem todas elas servirão para a construção da sua marca pessoal, mas você já terá algo com que trabalhar.

No meio do marketing e da psicologia, já é bem sabido que as pessoas compram de quem e o que elas se identificam. No momento de tomar a decisão de compra ou consumo de algum produto (e sim, música se inclui nisso), as pessoas tendem a deixar a razão de lado e serem levadas pela emoção.

Por isso, é essencial que você crie uma identidade artística que sensibilize, emocione o seu público. Assim, fazendo com que eles possam se identificar com você ou sua banda, criando um vínculo emocional.

Além de todos esses benefícios, um consumo motivado pela emoção, tende a se fidelizar. Dessa forma, você terá um público fiel e engajado.

Canais de distribuição

Você sabia que as plataformas de streaming representam 51% da receita de toda a indústria musical? Dito isso, acho que já ficou claro que elas são essenciais em uma boa estratégia de marketing musical.

Mas não se engane, gravar um disco físico ainda é uma estratégia que abre muitas portas. O recurso financeiro proveniente da venda de um CD físico, em relação ao streaming é muito grande. Pois um disco físico vendido por 15 reais, por exemplo, seria financeiramente equivalente a milhares de visualizações. Assim, um bom músico, com uma boa estratégia de marketing musical deve estar presente tanto nas plataformas digitais, quanto no meio físico.

Essas plataformas são um meio com muitas vantagens, que possibilita, inclusive, que sua música seja conhecida a nível mundial. Porém, ela também é aberta a todos. Isso significa que você será um em meio a muitos artistas. Por isso, você tem que se destacar.

Para isso, é preciso entender como funcionam essas plataformas. O algoritmo recomenda estilos musicais relacionados ao que a pessoa ouve, se baseando nas preferências de usuários que ouvem estilos parecidos.

Assim, você precisa definir um nicho musical para se inserir. Dessa forma, você será recomendado aos usuários. Uma ótima forma de marketing musical nas plataformas de streaming é por meio das playlists.

Entre em contato com donos de playlists famosas que se encaixem no seu estilo musical e peça para que eles te incluam na playlist. Você também pode criar uma playlist própria com músicas da mesma linhagem que você produz, se incluindo nessa lista. Logo após, você precisa divulgar essa seleção em todas as redes sociais.

Por fim, o algoritmo do Spotify, por exemplo, dá preferência para quem tem certificação de artista pela plataforma. Então, busque obter a certificação e aumente suas chances de ser recomendado aos usuários.

Networking

Parece algo óbvio, não é mesmo? Mas é um ponto essencial na construção do marketing musical e pessoal, que não podemos deixar de falar.

Não é incomum artistas novos no mercado fazerem músicas ou parcerias com alguém que já é relativamente conhecido e, com isso, atingir o reconhecimento. Além disso, é necessário que você tenha uma tribo de músicos com você, que sejam do mesmo estilo ou não, para que vocês possam se promover entre si.

Conheça pessoas, faça contatos. Fácil falar, né? Mas como? Um ótimo método para expandir seu networking é ir eventos relacionados a música, converse com as pessoas, crie uma ligação com elas. Siga pessoas que você considera influentes no ramo musical que você deseja seguir. Normalmente, elas compartilham eventos e lugares onde estarão. Assim, você poderá saber onde encontrá-las.

Relacionamento com o público

Como dissemos no início deste post, é muito importante criar um laço emocional com as pessoas. Assim, elas podem se identificar com você, apoiar sua carreira, divulgar você e suas músicas.

Para isso, é necessário que você crie uma comunicação efetiva com os seus fãs. E claro, o melhor método de fazer isso é através das redes sociais.

Crie um meio de comunicação não só que as pessoas possam ter uma ligação emocional com você, mas que você também possa ter com elas. Compartilhe os bastidores do seu trabalho, se abra emocionalmente e seja verdadeiro.

É também essencial se posicionar acerca de questões importantes para o seu público. Se entre seus fãs tiver um grande contingente de pessoas LGBT, por exemplo, é muito importante que você se posicione com respeito em relação às questões do movimento.

Case de sucesso

Escolhemos um exemplo brasileiro que explicita bem todas as questões pontuadas no texto.

A dupla ANAVITÓRIA, foi construindo seu público fazendo covers de artistas que tinham um estilo parecido o qual elas pretendiam seguir. Assim, elas entraram em contato com o empresário do Tiago Iorc, enviando um vídeo interpretando uma música dele, “Um dia após o outro”.

Mesmo antes de serem muito conhecidas, suas músicas já estavam presentes nas principais plataformas de streaming. Dessa forma, facilitando o acesso de pessoas que não as conheciam a dupla.

A partir de então, as meninas começaram a fazer muito sucesso. Com uma identidade única, uma personalidade leve e uma comunicação carinhosa e sincera com os fãs, elas construíram uma carreira. Qualquer pessoa que visite o instagram da dupla percebe a linguagem de proximidade que elas tem com o público, criando um forte laço emocional.

anavitória marketing musical

Foto: Gazeta do Povo

Como pretendiam atuar na área do MPB Pop, elas procuraram pessoas no mesmo estilo, conseguindo fechar a parceria com o Tiago. A música que lançaram juntos (Trevo “Tu”) foi a terceira mais tocada nas rádios de Portugal no ano de 2018.

Além disso, elas expandiram seus horizontes gravando a canção “Fica” com a dupla sertaneja Matheus & Kauan, que também virou um fenômeno na época.

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