O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente. Desse modo, a interação por meio do curtir, compartilhar e comentar traz conexão e comunicação entre as pessoas. Para o artista, essa rede representa a importante “primeira impressão” de sua obra. Pois, afinal, é o perfil no Facebook que define e abre as portas de um artista para inúmeras possibilidades em sua carreira. Por esse motivo, decidimos trazer dicas valiosas de como investir e personalizar sua página de artista do Facebook. Assim, seu trabalho poderá ser reconhecido e admirado por um número muito maior de pessoas!

Página de artista no Facebook

Como criar sua página de artista no Facebook?

Antes de tudo, se você ainda não tem uma página de artista no Facebook, iremos te ensinar como criá-la.

A princípio, você deve acessar esse site. Em seguida, na aba “Criar uma página”, escolha entre “Negócio ou marca” e “Comunidade e Figura pública”. Depois, dê um nome para sua página e especifique-a em “Categoria”.

Então, confirme se você é representante da página e clique em “Criar uma página oficial” e confirme a criação da página.

1) Complete as informações de sua página

Agora que sua página de artista no Facebook já está criada, está na hora de configurá-la. Na aba “configurações”, por exemplo, é possível definir restrições para o acesso a sua página. Se você quiser saber como ela é vista pelo público, clique em “Todas as informações da página”. Desse modo, será possível ver a interação dos fãs e resultados de campanhas.

Na seção “Sobre”, apresente informações relevantes para que seu público te conheça melhor. Nela, você pode apresentar produtos e serviços, informações de contato, informar horários em que as pessoas podem te contatar, entre outras coisas. Dessa forma, você estará investindo em sua apresentação perante os seus fãs.

2) Invista na sua imagem

Esse é um dos principais aspectos avaliados pelos fãs. Assim que você terminar a criação de sua página de artista no Facebook, comece a pensar na mensagem que você deseja passar. Afinal, o visual de sua página no Facebook mostra muito sobre quem você é para o seu público e qual o seu trabalho.

Primeiramente, carregue uma foto de perfil. Analise se você deseja passar uma imagem mais séria, clean, moderna, ou qualquer outra que converse com a sua obra. Assim, tente transmitir profissionalismo e, ao mesmo tempo, não deixe de ser você.

Depois da imagem de perfil, é hora de mudar sua foto de capa. Isso é muito importante, pois a foto de capa é aquela vemos em maior destaque, e deve representar o seu perfil como artista e pessoa. Se você é um artista de rock, por exemplo, invista em um design moderno por meio de uma foto tocando algum instrumento de sua preferência.

Assim, por meio da personalização de sua página de artista no Facebook, você poderá mostrar seu lado profissional de maneira dinâmica e original.

3) Aposte no uso de links

Essa é uma dica de extrema importância. Em sua página oficial, você pode colocar um link para sua loja virtual, por exemplo. Assim, você estimulará as pessoas a visitá-la e as chances de venda crescerão.

Esse pequeno ato pode, além de demonstrar suas possibilidades de venda em diversos suportes, promover o maior engajamento do público.

4) Poste fotos de seus shows

Uma das maneiras mais efetivas de interagir com seus fãs em sua página de artista no Facebook é por meio de fotos. Assim, aposte em publicações que exaltem a qualidade de seu trabalho, por exemplo nos shows.

Quando você exibe para o público onde esteve e o que tem feito, gera o engajamento e o compartilhamento entre quem te acompanha. Dessa forma, as pessoas comentarão sobre você e sua carreira poderá ser mais reconhecida.

Aposte também na divulgação de eventos em que você participou e aproveite para marcar as pessoas com quem esteve. Assim, você também demonstrará que possui uma rede de conhecidos ativa no mundo musical.

5) Faça promoções

As promoções são uma ótima maneira de atrair o público para a sua página e seu trabalho. Você pode, por exemplo, fazer sorteios de produtos relacionados a sua música, como CDs ou camisetas.

Além disso, aposte em sorteios de ingressos para seus shows por meio de lives em sua página de artista no Facebook. Esse tipo de interação costuma gerar bastante engajamento, pois aproxima o público do artista e é uma ótima forma de passatempo..

6) Conteúdos Exclusivos

Nos stories do Facebook, é possível também adotar algumas estratégias estimulantes que sirvam de entretenimento para seu público.

Por exemplo, é possível exibir filmagens ao vivo dos bastidores de shows e eventos. Isso é uma atitude que mostra a preocupação e a transparência com os fãs, e que tende a gerar bastante engajamento por parte dos fãs.

Dessa forma, seus seguidores terão maior contato com seu dia a dia na área musical, e se sentirão por dentro de tudo que acontece em sua carreira.

7) Mantenha o equilíbrio das postagens

Os posts são, possivelmente, a parte mais importante na hora de conquistar seguidores e nutrir uma relação com seus fãs. É de suma importância que você divulgue seu trabalho para todas as pessoas, mas sobretudo para aquelas que já mostraram fidelidade a sua carreira.

Por isso, você precisa investir em posts dignos da atenção de quem acredita na sua música. Dessa maneira, você deve fazer um planejamento semanal do que deseja mostrar para as pessoas. Invista em uma identidade visual original e que combine com seu estilo musical, e siga esse padrão para que isso seja uma marca sua.

Uma coisa muito importante e que não deve ser esquecida são os intervalos de tempo entre uma postagem e outra. Se você fez um post em uma segunda-feira, por exemplo, não é a melhor opção postar novamente no dia seguinte. Afinal, isso não trará o engajamento desejado e se tornará uma situação massante para os seus fãs.

8) Responda aos comentários

Uma última dica, que é muito valorizada por todas as pessoas, é responder aos comentários em sua página de artista no Facebook.

Algo essencial é que você demonstre que se importa com as dúvidas e elogios de seus seguidores. Por esse motivo, respondê-los nos comentários é um diferencial que elevará a confiança deles em você. Ademais, servirá de estímulo para que essas pessoas continuem acompanhando e recomendando seu trabalho.

E então, gostou de nosso conteúdo? Esperamos que nossas dicas te auxiliem no processo de criação e manutenção da sua página de artista no Facebook! Se você quiser descobrir mais dicas para sua carreira musical, acesse nosso site e leia nossos blog posts!

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