Atualmente existem dezenas de plataformas streaming de áudio disponíveis no mercado. Isto, para os músicos, tanto pode ser uma vantagem, por ter mais opções de divulgação de suas músicas; quanto desvantagem, no que diz respeito a decidir qual delas é a mais indicada para disponibilizar suas obras. Por isso, abordaremos as três mais representativas, para melhor esclarecer sobre suas características.
Spotify – Atualmente, o Spotify é considerado um dos melhores serviços de streaming de música utilizados no mundo, tanto pela qualidade dos áudios quanto pela quantidade de músicas disponibilizadas, que já atingiu cerca de 30 milhões de faixas. Os clientes podem fazer uma assinatura gratuita que contém propagandas ou podem optar por pagar uma assinatura mensal premium, facilitando o acesso à todos os públicos. Os aspectos positivos são indiscutíveis, além de ser compatível com as plataformas mais comuns do mercado, também pode ser executado no Chromecast, PlayStation 3 e PlayStation 4 e Smart TVs, o que torna possível ouvir músicas em qualquer lugar que possua conectividade. O Spotify possui suporte para os sistemas operacionais Windows, Mac OS, Android, BlackBerry, iOS, Windows Phone e Linux – Ubuntu.
Deezer – O Deezer é um serviço de streaming de música para smartphones e tablets que contém muitas funcionalidades interessantes. Uma das coisas legais é que usuários podem construir sua coleção de álbuns e criar seu próprio acervo. Além disso, é possível organizar playlists com suas músicas prediletas, para ouvir em seu smartphone ou tablet, ou mesmo em um desktop. As contas do Facebook e do Google+ podem ser sincronizadas ao Deezer, com isso, o usuário poderá compartilhar suas atividades com seus amigos. O Deezer é compatível com os sistemas operacionais Android, Blackberry, iPhone (iOS), Windows Phone e macOS.
Apple Music – Nesta plataforma, o usuário terá um período de 3 meses para experimentar, depois deste período poderá escolher seguir por três opções de assinatura individual, familiar e estudante universitário. Hoje, a biblioteca do iTunes conta com mais de 40 milhões de músicas além de comandar mais de 80% da receita do mercado de downloads. Está acessível nos sistemas operacionais iOS, Apple Watch, Apple TV, Mac, CarPlay, PC, Android, Sonos.
Em todas as plataformas citadas acima, são oferecidos serviços de acesso gratuito com reprodução ilimitada de faixas, porém, com algumas restrições de mudança de faixa e anúncios nos intervalos das músicas e, no caso da Apple Music, após 3 meses sem assinar, o usuário não consegue mais acessar às músicas. O download das músicas para escutar offline também não é permitido nas versões gratuitas. Já nas contas Premium, os usuários têm acessos liberados, inclusive downloads para execução offline.
Os valores mensais das contas Premium não variam muito de uma plataforma para outra e algumas oferecem a experiência dos primeiros meses com redução de valor, conforme informações abaixo:
Spotify
Deezer
Apple Music (Dólar)
Em termos gerais, o Spotify é hoje a plataforma digital mais completa nos quesitos acervo de músicas, recursos, interface e planos para o usuário. Deezer é igualmente funcional porém, como está integrado aos serviços da Tim, é mais interessante aos clientes dessa operadora e em relação a valores não tem muita diferença do Spotify. O iTunes ainda precisa melhorar alguns aspectos para atrair o público brasileiro como interface, venda de serviços na moeda nacional, leveza e integração com outros dispositivos.
A Discmídia é especialista em distribuição digital, e vai colocar suas músicas em mais de 25 plataformas streaming.
Você músico, que tem interesse em disponibilizar e distribuir suas músicas em qualquer uma das principais plataformas do mercado, e em muitas outras, peça já o seu orçamento e publique suas músicas.